Pandemia

Recife abre cinco novos centros de testagem para covid-19 nesta segunda (7). Confira

Um deles trata-se de substituição: a estrutura que funciona no SESC Casa Amarela irá para o Estádio do Arruda; cidade agora realizará 9 mil testes por dia

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 05/02/2022 às 12:34 | Atualizado em 07/02/2022 às 18:12
Notícia
X

A Prefeitura do Recife anunciou, na manhã deste sábado (5), a abertura de cinco novos centros de testagem de covid-19 que passam a funcionar a partir da segunda-feira (7). Um deles trata-se de uma substituição: a estrutura que hoje funciona no SESC Casa Amarela irá para o Estádio do Arruda. Os demais são de fato novos: Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, e Compaz Miguel Arraes, na Caxangá, na Escola Municipal Maria Sampaio Lucena, na Cohab, e na antiga sede do SESI da Mustardinha.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe)

Esses locais já estarão disponíveis para agendamento dos exames a partir das 15h deste domingo (6), no Conecta Recife. Os pontos vão funcionar de domingo a domingo, das 8h às 18h, exceto pelo Compaz Dom Helder, no Coque, que funcionará das 7h30 às 16h.

Cada um deles disponibilizará 500 vagas por dia, inicialmente. Com essa nova expansão, a gestão municipal terá capacidade de realizar 9 mil testes diários - antes, o limite era 7 mil. O Recife também passa a contar com 12 locais para testagem de covid-19.

A ampliação ocorre em meio à alta demanda de testagem, muito pela circulação da variante ômicron no estado de Pernambuco, além da Influenza. Em 24 e 25 de janeiro, o sistema de agendamento de testes chegou a apresentar instabilidades. Em 2 de fevereiro, o Estado confirmou 7.806 novos casos da covid-19. O número foi o maior desde março de 2020, início da pandemia.

Diante do avanço da variante ômicron, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou, em coletiva realizada na última quinta-feira (3), que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 discutirá, na próxima segunda (7), a possibilidade de adotar novas medidas restritivas.

Como agendar

Assim como nos demais pontos, todo o agendamento para o teste de covid-19 só é feito através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando no Bora Testar (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/bora-testar).

Todas as vagas são disponibilizadas para agendamento às 15h, com marcação para atendimento no dia seguinte. Para fazer o agendamento no Conecta Recife, é preciso fazer um cadastro com dados pessoais e também anexar um comprovante de residência. No dia da testagem, é preciso levar o comprovante de residência e um documento oficial com foto.

Confira outros pontos

No último dia de janeiro, a gestão municipal inaugurou três centros de testagens na cidade: no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; na Uninassau, no bairro das Graças; e na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep, que funcionam de domingo a domingo, das 8h às 18h.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do município também oferece exames gratuitos na UFRPE (no bairro de Dois Irmãos); no Parque da Macaxeira (no bairro de mesmo nome); no Compaz Ariano Suassuna (no Cordeiro); no Círculo Militar do Recife (na Boa Vista), com atendimento das 8h às 17h. A Sesau ainda disponibiliza exames gratuitos, também mediante agendamento no Conecta Recife, em oito unidades de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os testes também são realizados na Policlínica Waldemar de Oliveira (em Santo Amaro); na Upinha Eduardo Campos (na Bomba do Hemetério); no Centro de Saúde Professor Mário Ramos (em Casa Amarela); na Upinha Vila Arraes (na Várzea); no Centro de Saúde Professor Romero Marques (no Prado); no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy (na Imbiribeira); na Upinha Moacyr André Gomes (no Morro da Conceição); e na Policlínica Arnaldo Marques (no Ibura).

Para a rede municipal de ensino

Na última quinta-feira (3), começou a funcionar também um centro de testagem exclusivo para os profissionais da rede municipal de educação, na Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite. No caso desse centro exclusivo para trabalhadores da educação, o agendamento está disponível no Portal da Educação.

Como os CPFs dos trabalhadores da educação já estão cadastrados no sistema do Portal da Educação, só esses profissionais conseguem fazer o agendamento para testagem. Dessa forma, só para esses casos, não é preciso apresentar comprovação no momento do agendamento ou no local do teste, apenas o documento de identificação original com foto.

Tags

Autor