COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Após superlotação, centros de testagem têm movimentação tranquila em Pernambuco, e positividade para covid-19 apresenta queda

Taxa de diagnósticos positivos caiu de 34% para 25%, ao longo da última semana, nos centros de testagem do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 14/02/2022 às 16:46 | Atualizado em 14/02/2022 às 19:21
Notícia
X

Quem chega aos centros de testagem para covid-19 sob gestão estadual, localizados no Geraldão, na Imbiribeira (Zona Sul do Recife), e na área externa antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Boa Vista (Centro da cidade), não encontra mais filas, nem mesmo uma espera maior do que meia hora para realizar o exame para detecção do coronavírus. Ambos funcionam por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h, e tinham, até o último mês, centenas de pessoas aglomeradas, que buscavam o teste e reclamavam da longa espera no atendimento, além de falta de organização nas filas. Paralelamente a esse cenário, a taxa de positividade caiu de 34% para 25%, ao longo da última semana, nos centros de testagem do Estado. 

Nesta segunda-feira (14), a Fusam tinha dezenas de cadeiras vazias à espera de pessoas para realizar o exame, assim como o Geraldão, que também tem o drive-thru. Aliás, no local, quem opta por esse modelo (sem sair do carro) também não enfrenta mais a longa fila de carros. Foi o caso do atendente farmacêutico Raniery Silva, 28 anos, que realizou o teste pela manhã. "Fiquei menos de dez minutos na fila do drive-thru para fazer o exame. Estou com dor na garganta, coriza e tosse. Por isso, resolvi testar. Já tenho as três doses da vacina, o que tem ajudado a ter apenas sintomas leves", contou Raniery. 

No Geraldão, o atendimento à demanda de pedestres também está tranquilo. A doméstica aposentada Maria Anunciada Ferreira, 76 anos, disse que não imaginava que faria a coleta de forma tão rápida. "Muita gente falou que dói e que demora. Não achei. Fui atendida logo e agora vou tirar a dúvida se estou ou não com covid", relatou. A enfermeira sanitarista Isis Catharine de Melo Souza, coordenadora do centro de testagem do Geraldão diz que atualmente são atendidas de 500 a 600 por dia. "Já chegamos (nesta onda da ômicron) a aproximadamente 1.500 exames realizados diariamente. Nós estávamos trabalhando sem limite de horário, devido à alta demanda. Os profissionais estavam saindo quase às 22h. Agora, está bem tranquilo: chegamos 7h para fazer a organização e largamos às 19h." O horário de atendimento à população é das 8h às 17h. 

Na visão de Isis, ainda é cedo dizer que a queda na demanda é decorrente de uma queda na frequência de adoecimento entre os pernambucanos. "Esse menor volume de pessoas que procura o centro de testagem pode ser explicado por vários motivos, como a abertura recente de outros locais para realização do exame e a possibilidade de idosos, no Recife, fazerem os testes sem necessidade de agendamento nas unidades sob gestão municipal. Muitos deles vinham para o Geraldão, que atende por demanda espontânea, porque tinham dificuldade de agendar pelo aplicativo. Agora, eles podem fazer a coleta sem marcar nos centros do município." 

De fato, desde o último dia 8, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou a dispensa de agendamento eletrônico para realização de testes de covid por moradores da cidade a partir de 60 anos. A medida já é praticada em todos os 12 centros exclusivos para testagem de covid-19 com administração municipal, o que tem ajudado a desafogar os pontos por demanda espontânea sob gestão estadual.

Assim como no Geraldão, o movimento na Fusam também segue sem aglomerações e organizado nesta segunda-feira (14). Não há mais as filas que, há menos de um mês, davam volta no quarteirão antes mesmo de o dia amanhecer. No local, há duas vans com equipes que realizam a coleta dos pacientes.

Positividade 

Os resultados dos testes rápidos de covid-19, realizados nos centros de testagem estaduais, revelam que a taxa de positividade apresentou uma queda na última semana, embora o índice ainda seja alto. Agora, a cada 100 testes feitos nesses locais, 25 têm resultado positivo para o coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), de 8 a 13 de fevereiro, os oito pontos de testagem para coronavírus disponibilizados pelo governo de Pernambuco, realizaram 13.821 exames (média diária de 2.303), com positividade de 25,4%. Na semana anterior, de 1 a 7 de fevereiro, foram 25.877 testes (média diária de 3.696), com positividade de 34,20%. 

Estão em funcionamento, sob gestão estadual, os centros de testagem do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 17h, por demanda espontânea; do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h, de domingo a domingo, por demanda espontânea; do Cefospe (Boa Vista), com funcionamento de domingo a domingo, das 8h às 17h e agendamento pelo Atende em Casa; Seduc (Várzea), de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa; e Geraldão (Imbiribeira), que funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Além disso, os postos de testagem fixos do programa TestaPE funcionam nos seguintes locais: TIP (Várzea) e Fusam (Boa Vista), por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; e no Aeroporto (Imbiribeira), exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Já a Prefeitura do Recife oferece 13 centros exclusivos de testagens para o diagnóstico de covid-19, além de oito unidades de saúde onde também é possível realizar o exame, totalizando 21 pontos na cidade. O agendamento, exceto para idosos, é feito exclusivamente através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando no Bora Testar (conectarecife.recife.pe.gov.br/bora-testar). Todas as vagas são disponibilizadas para agendamento às 15h, com marcação para atendimento no dia seguinte.  

Tags

Autor