Balanço do 'Dia C' de vacinação contra a covid-19 em Pernambuco só será contabilizado ao longo da semana
Em todo o Estado, apenas 33% das crianças entre 5 e 11 anos receberam a primeira dose do imunizante, por isso o governo promoveu a iniciativa de hoje, numa tentativa de aumentar as taxas de vacinação desse grupo
Os resultados alcançados no "Dia C" de vacinação infantil contra a covid-19 só devem ser contabilizados ao longo da próxima semana, informou neste sábado (26) a Secretaria de Saúde de Pernambuco. Em todo o Estado, apenas 33% das crianças entre 5 e 11 anos receberam a primeira dose do imunizante, por isso o governo promoveu a iniciativa de hoje, numa tentativa de aumentar as taxas de vacinação desse grupo.
Procurada pelo JC, a SES informou que não teria como divulgar um balanço das doses aplicadas no "Dia C" porque é responsabilidade dos municípios informar ao Programa Nacional de Imunização (PNI) esses dados, e muitas vezes isso não ocorre em tempo real. A pasta disse, ainda, que todos os municípios do Estado teriam estoque suficiente para participar da campanha.
>> Dia C: saiba onde vacinar sem agendamento crianças entre 5 e 11 anos contra covid-19 neste sábado
A iniciativa do Executivo estadual foi divulgada no dia 17 de fevereiro, com o argumento de que, no momento, Pernambuco atravessa uma "pandemia de não vacinados", motivo pelo qual seria ainda mais importante imunizar os pequenos. Nas crianças de 6 anos ou mais, a vacina aplicada é a Coronavac. Quem tem 5 anos ou mais, recebe a Pfizer. Em ambos os casos, meninos e meninas ficam em observação por 20 minutos após a aplicação da dose.
As crianças que receberam outras vacinas recentemente precisam aguardar 15 dias para tomar o imunizante contra o coronavírus. Hoje, apenas no Recife, mais de 150 pontos de vacinação foram disponibilizados para o "Dia C".
"A vacinação de crianças é comprovada cientificamente que é eficaz. Ou seja, ela protege mesmo contra a covid-19. Ela é segura, porque os efeitos adversos são leves como qualquer outra vacina que aplicamos em nossas crianças", afirmou Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife, durante entrevista à TV Jornal, neste sábado.
Na última sexta-feira (25), durante coletiva de imprensa, o secretário estadual de Saúde, André Longo, lembrou que a vacinação vai continuar mesmo após o término do "Dia C" e fez um apelo para que pais e responsáveis imunizem as crianças com quem convivem. "Não acredite em mentiras. Vacinas são seguras e podem salvar crianças", disparou.