COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

"Dia C": Municípios pernambucanos estão com estoques abastecidos para vacinar crianças contra covid-19 neste sábado

Para as crianças receberem a vacina neste "Dia C", não é necessário realizar o agendamento

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 25/02/2022 às 15:50
DANIEL TAVARES/PCR
DILEMA Alguns pais estão ansiosos pela chance de vacinar seus filhos pequenos, mas outros ainda estão céticos - FOTO: DANIEL TAVARES/PCR
Leitura:

Este sábado (26), em todo o Estado de Pernambuco, será marcado por uma mobilização para convocar os pais das crianças entre 5 e 11 anos, que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19, a levarem os pequenos para se imunizar. Apenas 33% dos 1.182.44 meninos e meninas desse grupo etário iniciaram o esquema vacinal contra a doença no Estado. "Precisamos fazer deste final de semana um momento de celebração e incentivo à vacinação, especialmente das crianças de 5 a 11 anos. Vaciná-las é uma condição primordial para diminuir a circulação viral e também para protegê-las. Elas são o nosso futuro", diz o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Ele assegura que todas as cidades pernambucanas estão com os estoques abastecidos e mobilizadas para este "Dia C" de vacinação. "Então, se você é pai ou responsável por uma criança, não acredite em mentiras. Vacinas são seguras e podem salvar seu filho", ressalta o secretário.

A superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, reforça a importância dos municípios ampliarem o acesso da população à imunização, assim como organizarem seus estoques para garantir a conclusão dos esquemas vacinais dos pequenos. “Ao longo da semana, muitas ações foram realizadas nas escolas, ambiente de grande circulação das crianças. Agora, os gestores municipais devem realizar ações que desburocratizem a vacinação, facilitando o acesso dos seus munícipes. Também é preciso ficar atento ao período da aplicação das segundas doses naqueles que iniciaram seus esquemas com CoronaVac", frisa. 

Só no Recife estarão abertas mais de 150 salas de vacina, das 8h às 16h, para realizar o "Dia C" de imunização contra a doença, sem necessidade de agendamento. A lista completa com os endereços está no site da prefeitura e pode ser acessada neste link: bit.ly/DiaC_Vacinacao.

A Secretaria de Saúde do município reuniu mais de mil profissionais para a ação, que terá capacidade para vacinar até 16 mil crianças nesta faixa etária somente neste dia. Até o momento, na capital pernambucana, foram vacinadas 63.889 crianças de 5 a 11 anos, o que representa 40,04% de cobertura vacinal. A cidade tem 159.558 crianças nessa faixa etária. 

A estratégia é uma forma de ampliar a cobertura vacinal e acelerar o ritmo de vacinação contra a covid-19, que está abaixo do esperado e preocupa especialistas, pois acende o alerta para a vulnerabilidade dos pequenos não vacinados. O "Dia C" é também uma forma de oferecer mais uma oportunidade aos pais ou responsáveis que, por diversos motivos, ainda não puderam levar os filhos aos centros de vacinação exclusivos para o público infantil. 

Para receber a vacina neste "Dia C", não é necessário realizar o agendamento. Basta comparecer a uma das unidades de saúde com documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como os demais documentos já citados. 

As vacinas contra o coronavírus foram testadas e aprovadas para o público infantil. As crianças poderão receber a vacina CoronaVac (somente aquelas a partir dos 6 anos) ou a do fabricante Pfizer, que foi criada especificamente para o público infantil a partir dos 5 anos de idade. Para garantir ainda mais segurança, após receber o imunizante, os meninos e meninas ficam em observação no local por um período de 20 minutos. Os profissionais que farão aplicação das vacinas passaram por treinamento e estão devidamente capacitados para realizar este serviço. É importante destacar que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil.

 

 

Comentários

Últimas notícias