SAÚDE

Pernambuco vai continuar exigindo uso de máscara, mas flexibiliza teste para entrada em eventos

As novas flexibilizações no plano de convivência entram em vigor a partir desta quarta-feira (16), com validade até 31 de março

Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Diogo Menezes, Cinthya Leite, Bruno Vinicius

Publicado em 15/03/2022 às 11:17 | Atualizado em 15/03/2022 às 20:28
Notícia
X

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (15), Pernambuco anunciou que vai continuar a exigir o uso de máscara em locais abertos e fechados. A informação foi dada pelo secretário Estadual de saúde, André Longo. Ele acrescentou ainda que as pessoas não serão mais obrigadas a apresentar teste negativo para entrar em eventos. Os novos protocolos foram anunciados com base na queda do número de casos de covid-19 e na positividade dos testes desde janeiro. As novas flexibilizações no plano de convivência entram em vigor a partir desta quarta-feira (16), com validade até 31 de março. 

"Em janeiro, a cada 100 exames processados no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco), 52 eram positivos. Atualmente, entre 100 testes, 2,5 acabam positivando. Já os dados da Central de Regulação apontam que há o menor pedido por leitos de UTI (terapia intensiva) neste ano. Foram 251 solicitações, uma queda de 19% em uma semana, e de 18% em 15 dias. Com isso, a taxa de ocupações em UTI está abaixo dos 50%", disse Longo.

De acordo com os dados apresentados durante a coletiva, Pernambuco tem uma tendência contínua de redução nos indicadores do coronavírus. Na semana epidemiológica de número 10, que compreende o período entre 6 e 12 de março, houve redução nos casos de síndrome respiratória aguda grave com resultado positivo para a covid-19 pela quinta semana seguida. Foram 55 registros, o que representa uma queda de 40% e de 58% em comparação às semanas epidemiológicas 9 e 8, respectivamente.

Com esse cenário, avaliado pelo secretário com baixa circulação viral, o Estado também ampliou a capacidade em vários setores e o fim da exigência de testes contra a covid-19 na entrada de eventos. "Quero ratificar que o uso de máscaras em espaços fechados e abertos, assim como o passaporte vacinal, continuam sendo obrigatórios em Pernambuco", acrescentou. 

Vacinação

Com a covid-19 em queda, o governo do Estado também se estabeleceu o fim da exigência de testagem contra a covid-19 para a entrada em eventos. Porém, permanece a cobrança do passaporte vacinal e do uso de máscaras dentro desses espaços. "Exigiremos agora a 3ª dose para todos a partir de 18 anos e a 2ª dose para adolescentes entre 12 e 17 anos", afirmou o secretário André Longo.

Durante a coletiva, o secretário reforçou ainda que a população continue se vacinando para que Pernambuco continue com a queda sustentada da covid-19. O Estado ainda não conseguiu atingir a marca de 80% de cobertura da segunda dose, ou dose única, no público acima de 18 anos. Entre as crianças de 5 a 11 anos de idade, o percentual de cobertura é de apenas 44% na primeira dose. E na terceira dose, apenas 39% do público elegível foi vacinado. Nos idosos, a cobertura está abaixo dos 70%. São mais de 350 mil pessoas a partir de 60 anos que tomaram a segunda dose, mas ainda não voltaram para tomar a dose de reforço.  

"Apesar da eficácia e segurança das vacinas, ainda temos um número aquém do desejado. As pessoas estão ansiosas pelo fim da pandemia e com o desejo enorme de tirar as máscaras. Mas isso só será possível se aumentar o número de pessoas protegidas, especialmente após esse período de sazonalidade que passamos", salientou Longo. Para ele, há um grupo etário que mais traz preocupação: os idosos. "É o grupo que tem o reforço mais importante por causa da menor resposta e da maior velocidade de queda de anticorpos", acrescentou.  

Tags

Autor