No Recife, Hospital do Idoso cria grupo terapêutico para pessoas a partir de 60 anos
A atividade faz parte do atendimento ambulatorial em psicologia voltado para pessoas idosas
O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife, passa a oferecer grupo terapêutico com até oito participantes. A atividade faz parte do atendimento ambulatorial em psicologia voltado para pessoas a partir dos 60 anos. A criação do grupo vem das principais demandas trazidas pelos pacientes nas consultas.
Atualmente, a coordenação é realizada pela psicóloga Rita de Kássia e, durante as vivências, o grupo tem um objetivo a ser atingido buscando a melhoria de aspectos individuais e coletivos. “Na proposta, estruturamos cinco encontros em torno do tema selecionado. Buscamos também transformar o ambiente em um lugar de respeito e sigilo das vivências compartilhadas”, ressalta Kassia.
Após o ciclo de cinco encontros, o objetivo é formar novos grupos com outras propostas temáticas. Para participar, é necessário ser paciente acima de 60 anos do serviço ambulatorial de psicologia do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa e passar por uma triagem realizada por um profissional responsável pela entrevista de acolhimento, a fim de identificar o perfil para integração em grupo.
“Nós sabemos que diferentes sofrimentos psíquicos estão também relacionados às condições sociais e estratégias de cuidado em saúde mental”, reforça a coordenadora de Apoio Psicossocial, Kylvia Martins.