COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Como fica o uso de máscara em áreas livres de escolas? Liberação ainda é dúvida

Obrigatoriedade do item de proteção deve continuar valendo em ambientes fechados

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 28/03/2022 às 20:24 | Atualizado em 29/03/2022 às 20:42
Notícia
X

Com 78,3% de cobertura vacinal completa (duas doses contra covid-19) e 44,1% das pessoas que tomaram a dose de reforço, Pernambuco decidiu tirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. A flexibilização, anunciada pelo governador Paulo Câmara, passa a valer a partir da terça-feira (29), em todo o Estado. Também está liberada a realização de eventos com 100% do público, incluindo shows, festas e estádios de futebol.

Você concorda com o fim do uso de máscaras em locais abertos em Pernambuco? Vote na enquete abaixo

A obrigatoriedade do item de proteção deve continuar valendo em ambientes fechados. Já em relação ao detalhamento sobre a desobrigação do uso de máscara em área aberta, o governo de Pernambuco se posiciona nesta terça-feira (29), às 11h, em coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.

Algumas dúvidas, por exemplo, permanecem, como a validade da medida para áreas livres de escolas. A preocupação diante das escolas é que as taxas de vacinação nas crianças não estão adequadas para permitir a flexibilização segura do uso da máscara nos estabelecimentos de ensino, mesmo em espaços abertos. Entre 5 e 11 anos, menos da metade (47,8%) recebeu uma dose, e apenas 8,2% completaram o esquema vacinal contra covid-19, até o momento, em Pernambuco. 

E segundo apurou a coluna Mobilidade, deste JC, a máscara segue sendo exigida no transporte público coletivo, como ônibus e metrô. Ou seja, os operadores e fiscais podem impedir o acesso de passageiros a esses equipamentos se estiverem sem máscaras, inclusive em terminais integrados.

A decisão das flexibilizações, segundo o governo, é baseada nos recentes dados de saúde do Estado. Foi alcançada, no último sábado (26), a sétima semana consecutiva de queda nos índices da covid-19 em Pernambuco. Além dos casos, óbitos e solicitações de vagas em terapia intensiva (UTI) estarem em patamares baixos, o índice de positividade nos exames processados chegou a 0,95%, o menor número desde o início da pandemia.

"Essas importantes medidas só estão sendo possíveis pela atitude de cada pernambucano e cada pernambucana que, desde março de 2020, compreendeu que só chegaríamos ao ponto atual respeitando as recomendações sanitárias e levando a sério a prevenção", frisou o governador Paulo Câmara.

De acordo com o governador, permanece obrigatória a comprovação da dose de reforço para ter acesso aos eventos, bares e restaurantes. Paulo Câmara reforçou ainda a importância da vacinação na luta contra o coronavírus e incentivou a imunização daqueles que ainda não estão com o esquema vacinal completo.

"Estamos vivendo o momento com menor circulação viral desde o início da pandemia", diz secretário 

À coluna Saúde e Bem-Estar, deste JC, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse que continua a observar, semana após semana, a melhora progressiva nos indicadores da covid-19, de forma homogênea em todo o Estado. "Hoje, de acordo com os dados do Lacen-PE (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco), estamos vivendo o momento com menor circulação viral desde o início da pandemia. Isso é resultado do avanço da vacinação, e esse cenário pode ser ainda melhor e sustentado se conseguirmos avançar ainda mais na imunização da nossa população, especialmente com as doses de reforço", destacou.

Assim como a ciência tem comprovado, André Longo frisa que, para se continuar com resultados positivos no enfretamento à covid-19, o único caminho é seguir com o trabalho de aumento da cobertura na imunização. "As vacinas, além de seguras, são a nossa principal aliada para vencermos o vírus. Por isso, é fundamental o compromisso de cada um de nós com o processo vacinal", acrescentou o secretário.

Tags

Autor