COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Em meio a risco alto de surto de dengue, Recife tem mutirão de arboviroses neste fim de semana

Ao todo, no sábado (23) e domingo (24), serão inspecionados mais de 2,3 mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos nos bairros, para identificar e tratar a presença do Aedes aegypti

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 23/04/2022 às 16:18 | Atualizado em 23/04/2022 às 16:33
Notícia
X

Os moradores dos bairros de Dois Unidos, na Zona Norte da cidade, e Ibura, na Zona Sul, são contemplados com o mutirão de arboviroses promovido pela Prefeitura do Recife neste fim de semana. 

O mais recente ciclo do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) do Recife traz um índice de 3,4%, que representa um risco alto de surto para dengue, zika e chicungunha. Isso significa que 3,4% dos imóveis da cidade estão com focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite as arboviroses. A última vez que esse índice havia sido registrado foi em 2013, um ano antes de a transmissão da chicungunha ter sido confirmada em território nacional. 

Neste sábado (23) e no domingo (24), das 8h às 13h, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do município devem inspecionar cerca de 2.350 imóveis, entre residências e pontos estratégicos nos locais, para identificar e tratar a presença do mosquito Aedes aegypti. Além disso, os profissionais também passam orientações para a população sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chicungunha

Neste sábado, os profissionais de Vigilância Ambiental do Recife visitam até 1.650 mil imóveis nos dois bairros. Já no domingo, serão inspecionados até 700 imóveis no Ibura.

Durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti e feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água.

As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. 

Nas abordagens, os asaces também realizam um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chicungunha e zika, além de outras doenças.

A Prefeitura do Recife destaca que as chuvas intermitentes associadas às altas temperaturas registradas na cidade são um período propício para a proliferação desse mosquito. Por isso, os recifenses não podem descuidar das ações de prevenção em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências. 

Os asaces ainda visitam 16 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, ou seja, imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade.

Também são inspecionados três cemitérios: o Parque das Flores, em Tejipió; o do Barro, no bairro do mesmo nome; e o da Várzea, no bairro com mesmo nome. Nesses espaços, os agentes fazem eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida. 

Para denunciar focos do mosquito 

Para quem deseja realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza o app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental, utilizando geolocalização.

Ao acessar o aplicativo, deve-se clicar no ícone "serviços urbanos". Em seguida, o morador escolhe a opção "solicitar serviço". Entre vários itens, há o "denúncia arbovirose". Nesta área, é possível informar o endereço de onde está o criadouro do mosquito. 

A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 2811520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.

Tags

Autor