HEPATITE

Hepatite misteriosa: adolescente transplantada tem melhora em quadro de saúde

A adolescente de 14 anos, que passou por um transplante de fígado na última sexta-feira (20), teve evolução no quadro de saúde neste fim de semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 23/05/2022 às 10:09 | Atualizado em 23/05/2022 às 10:21
Notícia
X

A adolescente de 14 anos, que passou por um transplante de fígado na última sexta-feira (20), teve evolução no quadro de saúde neste fim de semana. De acordo com o boletim do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE), a menina ainda se encontra na UTI. A paciente, natural de Ibimirim, no Sertão, fez a cirurgia em decorrência da hepatite misteriosa.

"Nesta segunda-feira (23), a paciente continua apresentando melhora gradual. Vai passar por um pequeno procedimento e provavelmente entre hoje (23) e terça-feira (24) entrará em processo de extubação (retirada da respiração mecânica) para depois, ao longo da semana, a equipe avaliar a sua alta da UTI", disse a nota da unidade hospitalar.

Ela foi a quinta paciente no País a receber um transplante do órgão por causa da doença. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que houve mais outros em três Estados do Sudeste: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No procedimento, que durou seis horas, foram 18 profissionais de saúde do Hospital Oswaldo Cruz.

Hepatite misteriosa

A hepatite aguda de causa desconhecida tem acometido crianças e adolescentes em vários países do mundo. A SES recomenda atenção aos sintomas: descoloração da urina (escuro) e/ou fezes (pálido); icterícia; prurido; artralgia (dor nas juntas); mialgia (dor muscular); pirexia (febre); náuseas, vômitos ou dor abdominal; letargia (cansaço com diminuição da energia, da capacidade mental e da motivação); e/ou perda de apetite.

Tags

Autor