COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

HEPATITE MISTERIOSA: uma criança morreu e 17 precisaram de transplante de fígado; número de casos chega a 169 em 12 países

Atualização foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 24/04/2022 às 12:13 | Atualizado em 24/04/2022 às 14:22
Notícia
X

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou o panorama sobre os casos de hepatite aguda de causa desconhecida em crianças. No sábado (23), a entidade informou que, até 21 de abril, já foram registrados pelo menos 169 casos em 12 países

Embora o adenovírus seja uma hipótese para explicar a causa dessa hepatite aguda (inflamação do fígado), as investigações permanecem em andamento. 

Em comunicado, a OMS diz que pelo menos 169 casos de hepatite aguda de origem desconhecida foram relatados em 11 países da Região Europeia da OMS e um país na Região das Américas da OMS.

HEPATITE MISTERIOSA: veja a lista dos países onde há casos em crianças

Foram notificados casos no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (Reino Unido) (114), Espanha (13), Israel (12), Estados Unidos da América (9), Dinamarca (6), Irlanda (< 5), Holanda (4), Itália (4), Noruega (2), França (2), Romênia (1) e Bélgica (1).

Qual o perfil das crianças com hepatite aguda? 

Os casos têm entre 1 mês de idade e 16 anos. Dezessete crianças (aproximadamente 10%) necessitaram de transplante de fígado; pelo menos uma morte foi relatada.

A síndrome clínica entre os casos identificados é a hepatite aguda com enzimas hepáticas acentuadamente elevadas.

Quais os sintomas da hepatite aguda em crianças? 

Muitos casos relataram sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos antes da apresentação com hepatite aguda grave e aumento dos níveis de enzimas hepáticas (aspartato transaminase (AST) ou alanina aminotransaminase (ALT) acima de 500 UI/L) e icterícia.

A maioria dos casos não apresentou febre. Os vírus comuns que causam hepatite viral aguda (vírus da hepatite A, B, C, D e E) não foram detectados em nenhum desses casos. Viagens internacionais, com base nas informações atualmente disponíveis, não foram identificados como fatores. Ou seja, os pacientes não tinham histórico de viagem recente. 

A causa da hepatite aguda em crianças é o adenovírus? Ou o coronavírus?

O adenovírus foi detectado em, pelo menos, 74 casos. Do número de casos com informações sobre testes moleculares, 18 foram identificados como F tipo 41. O coronavírus foi identificado em 20 casos dos testados. Além disso, 19 foram detectados com uma coinfecção por coronavírus e adenovírus.

O Reino Unido, onde a maioria dos casos foi relatada até o momento, observou recentemente um aumento significativo nas infecções por adenovírus na comunidade (particularmente detectada em amostras fecais em crianças) após baixos níveis de circulação no início da pandemia de covid-19. A Holanda também relatou um aumento simultâneo da circulação de adenovírus na comunidade.

No entanto, devido a testes laboratoriais aprimorados para adenovírus, isso pode representar a identificação de um resultado raro existente ocorrendo em níveis não detectados anteriormente e que agora está sendo reconhecido devido ao aumento dos testes.

Outras investigações estão em andamento em países que identificaram casos e incluem históricos clínicos e de exposição mais detalhados, testes toxicológicos (ou seja, testes de toxicidade ambiental e alimentar) e testes virológicos/microbiológicos adicionais. Os países afetados também iniciaram atividades de vigilância aprimoradas.  

Há casos de hepatite aguda em crianças em Pernambuco? 

A esta coluna Saúde e Bem-Estar, do JC, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informa que está atenta aos casos de hepatite aguda e vem realizando busca ativa, presencial e por telefone nos núcleos de epidemiologia das unidades de saúde da rede pública e na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da rede privada. "A Sesau explica ainda que aguarda orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre os procedimentos a serem adotados para a notificação de possíveis casos da doença na capital."

Questionada sobre o assunto, a SES disse que "está elaborando um informe técnico de alerta para as unidades de saúde sobre a hepatite aguda de etiologia desconhecida". A pasta acrescenta que também aguarda posicionamento do Ministério da Saúde em relação ao tema.

Sobre hepatites virais 

 

Tags

Autor