COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Covid-19: Pernambuco confirma circulação de nova subvariante. Dos 9 detectados com BA.4, seis não tinham completado esquema vacinal

Novo sequenciamento identificou nove genomas da linhagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 13/06/2022 às 18:58 | Atualizado em 13/06/2022 às 19:52
Notícia
X

Pernambuco confirmou a circulação da subvariante BA.4 da ômicron na noite desta segunda-feira (13). O achado vem do resultado de mais um sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

De 101 amostras positivas para a covid-19, genomas de nove pessoas foram identificados como da BA.4. Os pacientes (cinco mulheres e quatro homens, com idades entre 22 e 74 anos) são residentes dos municípios do Recife (7), Paulista (1) e Jaboatão dos Guararapes (1). 

Eles realizaram a coleta entre 16 e 23 de maio. Oito deles foram assintomáticos, e um apresentou sintomas leves. Três dos pacientes não tinham registro de nenhuma dose da vacina contra a covid-19 nos sistemas de informação, dois não tinham tomado a primeira dose de reforço e um só tinha tomado uma dose.

HÉLIA SCHEPPA/SEI
"A confirmação da BA.4 no nosso território ratifica a necessidade da população tomar as doses de reforço, de acordo com o público elegível", frisa o secretário Estadual de Saúde, André Longo - HÉLIA SCHEPPA/SEI

Os outros 92 genomas analisados também foram da linhagem ômicron, com datas de coleta entre 9 e 24 de maio, de pessoas residentes nos seguintes municípios: Barreiros (1), Glória do Goitá (1), Jaboatão dos Guararapes (2), Olinda (8), Paulista (3), Salgueiro (8), São Lourenço da Mata (1), Recife (65), Tracunhaém (1), Vertentes (1), além de paciente do arquipélago de Fernando de Noronha (1).

Ainda não foram detectados, até o momento, casos da BA.5 em território pernambucano.

Com a BA.4 em circulação em Pernambuco, vem alerta 

Com a circulação de mais uma subvariante da ômicron confirmada em Pernambuco, a SES reforça a importância das doses de reforço da vacina contra a covid-19. "A BA.4 e a BA.5 já circulam em outros Estados brasileiros, o que já nos deixava em alerta para a possibilidade de introdução dessas sublinhagens aqui em Pernambuco. A confirmação da BA.4 no nosso território ratifica a necessidade da população tomar as doses de reforço, de acordo com o público elegível", frisa o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

"Estas doses proporcionam o aumento da quantidade de anticorpos no organismo, ampliando a proteção e reduzindo a chance de infecção ou reinfecção, assim como formas graves da doença e óbitos", acrescenta.

Testagem

Para manter a vigilância do novo coronavírus ativa, a SES tem enviado periodicamente, aos municípios pernambucanos, testes rápidos de antígeno para que as gestões locais qualifiquem suas estratégias. Nestes primeiros dias de junho, a SES entregou 3,1 mil testes para cidades espalhadas por todas as regiões do Estado.

Desde o início da pandemia, foram mais de 1,9 milhão de unidades ofertadas. Além da parceria com o Aggeu Magalhães para sequenciamento genético de amostras, após a modernização da estrutura do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), o serviço, que é referência para todo o Estado, também iniciou o sequenciamento de amostras positivas, a fim de qualificar e ampliar a vigilância genômica do coronavírus. 

Tags

Autor