QUARTA DOSE

Quarta dose vacina contra covid-19 é liberada para novo grupo em Pernambuco

Pernambuco ampliou, nesta segunda-feira (20), a aplicação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 20/06/2022 às 17:11 | Atualizado em 20/06/2022 às 18:25
X

Pernambuco autorizou, nesta segunda-feira (20), a aplicação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a covid-19 nas pessoas a partir dos 40 anos. A decisão foi pactuada com os municípios pernambucanos na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) após aprovação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação.

Agora, a população que tem quatro meses de aplicação da terceira dose (ou primeira dose de reforço) já pode procurar os pontos de vacinação dos municípios para tomar a nova dose.

A quarta dose pode ser administrada com os imunizantes da Astrazeneca, Janssen ou Pfizer. Já as gestantes e puérperas devem ser vacinadas com Pfizer ou, em caso de falta, com a Coronavac.

“Como os estudos têm demonstrado, há uma necessidade de adequação do esquema vacinal devido à redução da efetividade das vacinas com o tempo. Diante do cenário ainda incerto da pandemia da covid-19 e o aumento no número de casos graves e óbitos em outros estados brasileiros, é fundamental avançar no segundo reforço da população, agora nas pessoas com 40 anos ou mais”, afirma a Superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco reforça que tem abastecido constantemente as cidades com remessas das vacinas, de acordo com a necessidade de cada município, para que as gestões possam fortalecer suas estratégias.

“O Estado tem ampliado gradativamente a aplicação das segundas doses de reforço na população de acordo com a faixa etária. Os municípios precisam, então, rever os locais de vacinação para garantir que a população elegível tenha, de fato, acesso à vacina”, diz Ana Catarina.

JANSSEN

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), divulgada também nesta segunda, a Secretaria Estadual de Saúde pactuou com os municípios em CIB ajustes vacinais em pessoas que fizeram o esquema primário da vacinação contra a Covid-19 com o imunizante da Janssen. Agora, a população de 18 a 39 anos que tomou a dose única do fabricante e o reforço com o mesmo imunizante precisará tomar mais uma dose de reforço da vacina. Já as pessoas com mais de 40 anos, precisam tomar duas doses de reforço.

“Até então, essas pessoas tomavam a dose única com uma dose de reforço. Agora, com os estudos demonstrando a redução da efetividade da vacina, será necessário fazer mais um reforço. Agora, o esquema vacinal da Janssen se equipara ao esquema da Astrazeneca, já que as duas têm a mesma tecnologia, a de vetor viral”, explica Ana Catarina de Melo.

A Secretaria reforça a importância do ajuste vacinal nesse público para garantir maior proteção contra o novo coronavírus. “Os municípios devem fazer a busca ativa dos indivíduos que fizeram a Janssen como esquema primário e convocar esses munícipes para adequar o esquema vacinal”, finaliza.

 

Tags

Autor