RECOMENDAÇÃO

VARÍOLA DOS MACACOS: OMS aconselha redução de parceiros a homens que fazem sexo com homens

Organização Mundial da Saúde diz que 98% dos casos notificados varíola dos macacos é entre "homens que fazem sexo com homens", grupo que inclui gays, bissexuais e outros que fazem sexo com homens

Imagem do autor
Cadastrado por

Filipe Farias

Publicado em 27/07/2022 às 21:15 | Atualizado em 27/07/2022 às 21:37
Notícia
X

Da Estadão Conteúdo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou na tarde desta quarta-feira, 27, uma nova reunião para anunciar medidas de controle contra o surto mundial da varíola dos macacos (monkeypox), declarada na última semana como uma "emergência de saúde global" pela entidade. Entre as recomendações, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom pediu para "homens que fazem sexo com homens" diminuírem o número de parceiros, de relações sexuais e de exposição ao vírus.

O balanço mais recente da OMS aponta que a varíola dos macacos já se espalhou por 78 países e tem mais de 18 mil casos notificados, dos quais a maioria (98%) é entre "homens que fazem sexo com homens", grupo que inclui gays, bissexuais e outros que fazem sexo com homens.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, decidiu emitir a declaração apesar da falta de consenso entre os membros do comitê de emergência da organização. Foi a primeira vez que o chefe da agência de saúde da ONU tomou tal ação.

"Em suma, temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo por meio de novos modos de transmissão sobre os quais entendemos muito pouco e que atendem aos critérios das regulamentações internacionais de saúde", disse Tedros. "Sei que este não foi um processo fácil ou direto, e que há opiniões divergentes entre os membros do comitê", acrescentou o diretor-geral.

"Esse é um surto que pode ser parado se os países e regiões se informarem, levarem o risco a sério e derem os passos necessários para impedir a transmissão e proteger os grupos vulneráveis", disse Adhanom. "A melhor forma de fazer isso é diminuir o risco de exposições. Para homens que fazem sexo com homens, isso inclui, no momento, diminuir o número de parceiros sexuais, reconsiderar o sexo com novos parceiros e trocar detalhes de contato com os parceiros para possibilitar o acompanhamento, se necessário."

Cerca de 70% dos casos notificados à OMS estão na Europa, enquanto 25% deles está na região das Américas. Apesar de a doença ter resultado em apenas cinco mortes até agora, quase dois mil pacientes precisaram ser internados por sentirem dor após a infecção, disse Adhanom.

"O foco para todos os países deve ser engajar e empoderar as comunidades de homens que fazem sexo com homens para reduzir o risco de infecção e a transmissão contínua, oferecer cuidado aos infectados e resguardar os direitos humanos e a dignidade", frisou o diretor-geral, afirmando que "o estigma e a discriminação podem ser tão perigosos quanto qualquer vírus e alimentar o surto" da doença.

Adhanom também alertou que, apesar de se concentrar por ora na comunidade de "homens que fazem sexo com homens", qualquer pessoa exposta pode contrair a varíola dos macacos. "Por isso a OMS recomenda aos países que também cuidem de outros grupos vulneráveis, como crianças, gestantes e imunodeprimidos."

Vacinação contra a varíola dos macacos 

Durante a conferência, Adhanom reforçou que a OMS continua a não recomendar a vacinação em massa contra a varíola dos macacos e que as poucas doses disponíveis devem ser direcionada a teve contato com pacientes da doença ou com grande risco de exposição, como profissionais da saúde, funcionários laboratoriais e pessoas com múltiplos parceiros sexuais.

"É importante enfatizar que a vacinação não dará imunidade imediata contra a infecção ou a doença, e pode demorar semanas", disse. "Isso significa que aqueles vacinados devem continuar tomando as medidas para se protegerem, ao evitar o contato próximo, incluindo sexual, com outros que têm ou estão em risco de ter a varíola dos macacos."

Nos últimos dias, a vacina MVA-BN, desenvolvida para tratar a varíola humana (smallpox), teve seu uso aprovado no Canadá, na União Europeia e nos Estados Unidos para ser usada contra a varíola dos macacos. Dois outros imunizantes, LC 16 e ACAM 2000, também estão sendo consideradas para o uso contra a doença.

"Entretanto, ainda nos falta o conhecimento científico sobre a eficácia contra a varíola dos macacos ou quantas doses seriam necessárias", frisou o diretor-geral da OMS. Ele também pediu aos países que já iniciaram a vacinação para "coletar e compartilhar informações" sobre o desempenho dos imunizantes. "Enquanto as vacinas podem ser uma ferramenta importante, a vigilância, o diagnóstico e a redução de risco continuam centrais para prevenir a transmissão e interromper o surto de casos."

Tags

Autor