COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

VARÍOLA DOS MACACOS: chegam ao Brasil testes PCR da Roche para detectar o vírus

Os testes utilizam ensaios PCR (amplamente utilizados para identificação do vírus da covid-19) para detecção dos ortopoxvírus

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 25/07/2022 às 15:51 | Atualizado em 25/07/2022 às 16:27
CDC/REPRODUÇÃO
A varíola causada pelo monkeypox é uma doença transmissível que requer cuidados - FOTO: CDC/REPRODUÇÃO
Leitura:

A Roche Diagnóstica e a filiada TIB Molbiol acabam de trazer para o Brasil três kits diagnósticos para a detecção do vírus da varíola dos macacos. Os testes utilizam ensaios PCR (amplamente utilizados para identificação do vírus da covid-19) para detecção dos ortopoxvírus, incluindo o vírus da varíola dos macacos, a partir da coleta de amostras de lesões de pele humana.

Um dos kits detecta o ortopoxvírus, incluindo todos os tipos de vírus da varíola dos macacos, vindos da África Ocidental e da África Central. Outro kit é específico para detectar apenas o vírus da varíola dos macacos (linhagem da África Ocidental e da África Central).

Para pesquisadores interessados em obter ambos os resultados, há uma terceira opção, que detecta simultaneamente os diferentes ortopoxvírus e fornece informações sobre a presença ou não do vírus da varíola dos macacos (linhagem da África Ocidental e da África Central).

Os kits da Roche Diagnóstica estão sendo disponibilizados para qualquer instituição, seja no âmbito público ou privado. Os testes são inicialmente para uso exclusivo em pesquisa e, pela regulamentação brasileira, os laboratórios públicos e privados podem utilizar os testes para uso como diagnóstico, desde que procedam com validação do ensaio.

"Fomos pioneiros no kit para detecção da covid-19, e agora também já temos testes para a identificação do vírus causador da varíola dos macacos no País. O permanente e significativo investimento da Roche em pesquisa e desenvolvimento nos permite criar respostas rápidas e com escala para atender as demandas da saúde pública", afirma o presidente da Roche Diagnóstica no Brasil, Carlos Martins. 

 

Comentários

Últimas notícias