COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Papa Francisco nomeia enfermeiro que salvou sua vida como assistente pessoal de saúde

Devido a novos problemas de saúde, o papa decidiu criar oficialmente essa nova função, segundo fontes vaticanas

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 05/08/2022 às 11:37 | Atualizado em 19/12/2022 às 16:38
Notícia
X

DA AFP

O papa Francisco nomeou como seu "assistente pessoal de saúde" o enfermeiro do Vaticano que salvou sua vida em 2021, quando passou por uma cirurgia no intestino. A informação é da assessoria de imprensa da Santa Sé. 

A nomeação foi decidida pelo pontífice, de 85 anos, em um momento delicado de sua saúde, que o obriga a se locomover em cadeira de rodas por dores no joelho direito.

Massimiliano Strappetti, de 53 anos, coordenador de enfermagem da Diretoria de Saúde e Higiene do Vaticano, foi a pessoa que atendeu o papa durante a cirurgia a que foi submetido em setembro de 2021.

Devido a novos problemas de saúde, o papa Francisco decidiu criar oficialmente essa nova função, segundo fontes vaticanas.

"Salvou minha vida! Me disse: 'Você tem que fazer a cirurgia'", afirmou o papa em entrevista à emissora católica espanhola Cope sobre a operação realizada em 4 de julho de 2021.

"É um enfermeiro que trabalha no Vaticano há cerca de 30 anos e tem muita experiência", destacou na ocasião.

O papa Francisco, que está um pouco acima do peso, sofre de ciática e agora tem problemas nos ligamentos do joelho.

Para aliviar os dores, recebe regularmente infiltrações e faz sessões de fisioterapia, segundo o Vaticano, que limita as informações sobre o tema.

Após sua recente viagem ao Canadá, o papa descartou a possibilidade de se submeter a uma cirurgia, já que teme a anestesia. "Não se brinca com anestesia", comentou. "Eu passei 6 horas com anestesia e ainda sinto os efeitos."

Apesar de seus problemas de saúde, o papa Francisco confirmou sua viagem ao Cazaquistão em 13 de setembro para assistir ao VI Congresso Mundial de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais.

Tags

Autor