RELIGIÃO

Renúncia de Dom Fernando Saburido: leia íntegra da carta enviada pelo Arcebispo de Olinda e Recife ao Papa Francisco

O líder religioso deixa o cargo após completar 75 anos de idade, em cumprimento ao Código de Direito Canônico

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 10/06/2022 às 13:52 | Atualizado em 10/06/2022 às 14:51
Notícia
X

Em renúncia à Arquidiocese de Olinda e Recife nesta sexta-feira (10), o Arcebispo Dom Fernando Saburido enviou uma carta ao Papa Francisco. O líder religioso deixa o cargo após completar 75 anos de idade, em cumprimento ao Código de Direito Canônico.

"Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias", diz a determinação do cânon 401 do Código.

O Papa Francisco vai receber a carta de renúncia do arcebispo e nos próximos dias, iniciará o processo de escolha de seu sucessor. 

"O santo padre precisa, primeiramente, aceitar a renúncia e depois tudo é encaminhado para a Nunciatura para que então comece o processo para a escolha do sucessor. Até lá, então, até a posse do sucessor, o bispo fica a serviço daquela Igreja particular, assumindo, continuando, portanto, a sua tarefa, a sua missão", disse Dom Fernando, em um pronunciamento na manhã desta sexta-feira.

Na carta ao Santo Padre, Saburido diz: "Tenho minha consciência em paz de que, nas três missões confiadas à minha pequenez, tudo fiz para dar o melhor de mim mesmo, buscando sempre priorizar a vontade de Deus e da Igreja", conta.

Confira a carta completa:

Recife 10 de junho de 2022.

Papa Francisco,

Hoje rendo graças a Deus pelos meus 75 anos de vida. Em cumprimento ao que determina o cânon 401 do Código de Direito Canônico, apresento minha RENÚNCIA ao ofício de Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife, minha amada Igreja de origem.

Chamado, durante o pontificado do então papa João Paulo ll, para o exercício do ministério episcopal aceitei, apesar de muito temor, mas confiando na graça de Deus. Em agosto do Ano Jubilar 2000 fui ordenado bispo, tendo sido nomeado, inicialmente, para a extinta Diocese de Tatia Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Em julho de 2005 tomei posse como Bispo Diocesano de Sobral, no Ceará, foram 4 anos de bênçãos em minha vida. Em agosto de 2009 retornei, como arcebispo, para a Arquidiocese de Olinda e Recife. Hoje, rendo graças a Deus por ter-me conduzido até aqui, apesar de minha indignidade. Tenho minha consciência em paz de que, nas três missões confiadas à minha pequenez, tudo fiz para dar o melhor de mim mesmo, buscando sempre priorizar a vontade de Deus e da Igreja.

Prestes a concluir a missão episcopal a mim confiada, peço vossa bênção para minha pessoa, todo o rebanho confiado aos meus cuidados pastorais ao longo desses quase 22 anos e para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional que essa Igreja de Olinda e Recife terá a honra e alegria de sediar, em unidade com todo o nosso Regional Nordeste 2 da CNBB, em novembro próximo.

Fico no aguardo da aceitação de Vossa Santidade e nomeação do meu sucessor, que será recebido como “Bendito o que vem em nome do Senhor” (Sl 118,26).

Agradecido pela confiança e pedindo perdão por eventuais falhas cometidas, despeço-me fraternalmente

Tags

Autor