COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

VARÍOLA DOS MACACOS: Pernambuco investiga primeiros casos em faixa etária de crianças e adolescentes

Secretaria esclarece que todos os casos notificados estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 08/08/2022 às 10:34 | Atualizado em 08/08/2022 às 19:27
Notícia
X

Do total de 33 casos de varíola dos macacos que estão em investigação em Pernambuco, oito casos são na faixa etária chamada de pediátrica, aquela que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu ser até os 19 anos. 

O mais recente boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostra que, entre os 33 casos, oito são de crianças e adolescentes: de 0 a 19 anos. Esses são os primeiros casos suspeitos, em Pernambuco, notificados no grupo etário pediátrico. A secretaria esclarece que todos os casos notificados estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais.

Questionada pelo JC sobre o perfil de cada um desses pacientes, a SES informou que não poderia divulgar, nem mesmo a idade dos quatro. "Não estamos passando o perfil de cada caso, a fim de preservar a identidade dos pacientes", diz.

Varíola dos macacos: infectologista tira dúvidas sobre a doença em live

No fim de julho, a capital paulista confirmou três casos de varíola dos macacos em crianças. Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), elas não apresentam sinais de agravamento do quadro na ocasião do diagnóstico.  

Em Pernambuco, os 33 casos de varíola dos macacos que estão em investigação são de pessoas residentes nos municípios de Recife (11), Limoeiro (5), Pesqueira (3), Paulista (2), Abreu e Lima (2), Araçoiaba (1), Camaragibe (1), Gameleira (1), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Petrolina (1), Olinda (1), Timbaúba (1), Inajá (1) e São Paulo (1). As faixas etárias são: 0 a 5 (1), 10 a 19 (7), 20 a 29 (9), 30 a 39 (9), 40 a 49 (5) e 50 a 59 (2), sendo 26 do sexo masculino e 7 do sexo feminino. 

Os casos notificados estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais. As amostras coletadas estão sendo encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox (varíola dos macacos), e para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).

TOTAL DE NOTIFICAÇÕES DE VARÍOLA DOS MACACOS EM PERNAMBUCO

Em Pernambuco, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE) são contabilizados, até o momento, 47 notificações. Entre eles, os 33 casos que ainda estão em investigação e 13 já foram confirmados. Um caso, entre os 47, foi descartado.

Até o momento, não há evidências de que Pernambuco registre a transmissão local da Monkeypox. Em todos os casos confirmados, as equipes de vigilância conseguiram identificar vínculo epidemiológico entre os pacientes e pessoas que apresentaram histórico de viagem e/ou que se deslocaram para fora do Estado, em locais que já confirmaram transmissão autóctone da doença.

Tags

Autor