GOSTA DE CHÁ? Saiba que tomar duas xícaras por dia reduz risco de morte; saiba mais
Pesquisa foi feita com aproximadamente 500 mil pessoas
Um estudo mostrou que a maior ingestão de chá preto está associada a um menor risco de mortalidade entre pessoas que bebem duas ou mais xícaras por dia, independentemente da variação genética no metabolismo da cafeína.
Esses achados, publicados na revista científica Annals of Internal Medicine, sugerem que o chá, mesmo em níveis mais altos de ingestão, pode fazer parte de uma dieta saudável.
Os pesquisadores analisaram um banco de dados de saúde britânico, entre os anos de 2006 e 2010, de 498.043 homens e mulheres de 40 a 69 anos. Foi monitorado o consumo de chá e a mortalidade por todas as causas, como doenças cardiovasculares, câncer e problemas respiratórios, por um período de 11 anos.
Os responsáveis pelo trabalho identificaram que a ingestão diária de duas xícaras de chá preto está relacionada a uma redução de 13% na taxa de mortalidade.
Quais são os benefícios do chá?
Os chás podem ser grandes aliados da nossa saúde. "Todas as plantas possuem fitoquímicos, que são princípios ativos que agem de forma terapêutica no organismo. Então, o que chamamos popularmente de 'chás' impacta sim em nosso corpo", afirma a nutricionista Juliana Gonçalves, especialista em fitoterapia e professora do curso de nutrição da Estácio.
Algumas plantas usadas para chás, segundo Juliana, possuem fitoquímicos antioxidantes que atuam diretamente na imunidade e auxiliam na prevenção e combate de doenças respiratórias.
Além dos chás
Segundo orienta Juliana Gonçalves, essas plantas também podem ser consumidas de outras formas, inseridas na alimentação. "Hoje a gente fala muito do termo fitogastronomia ou culinária curativa, que é trazer essas plantas para a nossa alimentação diária", explica Juliana.
Chás: cuidados e alerta importantes
Porém, a nutricionista alerta para a quantidade a ser consumida. "Toda planta tem fitoquímicos que agem no organismo; não podemos consumir o dia inteiro. Para cada planta, temos quantidades específicas para um consumo adequado. O exagero também pode impactar de forma negativa na saúde", alerta.
Faz bem tomar chá de saquinho?
Para o preparo da bebida, Juliana indica que não seja acrescentado açúcar ou outra forma de adoçante - e que seja utilizada a planta in natura, fresca ou seca.
"Os chás industriais, de saquinho, geralmente vêm com pouca quantidade de planta. Então, é preferível sempre a utilização in natura para um melhor aproveitamento das propriedades", esclarece.
Apesar do impacto das plantas na saúde, Juliana lembra que os chás sozinhos não conseguem ser os responsáveis por garantir a integridade do sistema imunológico, pois a saúde deve ser cuidada de forma integral.
"Somente tomar um chá não vai prevenir resfriado ou gripe. A nossa imunidade é um conjunto de ações, que incluem uma boa alimentação, dormir bem e se exercitar", acrescenta.