ESCLEROSE MÚLTIPLA: atriz Ludmila Dayer recebe diagnóstico da doença; saiba os sintomas
Entenda o que é esclerose múltipla após revelação da atriz Ludmila Dayer sobre sua condição e saiba como identificar os sintomas
Com Estadão Conteúdo
Ludmila Dayer, conhecida por participar de Malhação nos anos de 1995 e 2000, revelou nesta quarta-feira (28) que foi diagnosticada com esclerose múltipla.
Em live no Instagram, a atriz contou que doença foi causada pelo vírus EBV (Vírus Epstein-Bar).
Ludmila relatou que tudo começou quando, em 2020, ela percebeu uma perda na cognição e visão e passou a sentir muita fraqueza com frequência. Durante um ano, ela enfrentou uma bateria de exames sem conseguir o diagnóstico de esclerose múltipla.
"Era um sintoma atrás do outro e, por isso, fui procurar o médico. Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo. Ia de um cômodo para o outro e não lembrava o que tinha ido fazer", disse.
Após um ano de investigação, ela recebeu o diagnóstico e mudou a sua alimentação.
Segundo a atriz, a principal suspeita é de que a esclerose múltipla tenha sido desencadeada pelo vírus EBV, que pode ser transmitido pela saliva, por transfusões de sangue e por meio do contato com objetos contaminados.
"Tirei glúten, ovo, carne animal. Tudo que alimentava o vírus e provocava os sintomas. Também passei a comer coisas que desinflamam meu organismo", finalizou a atriz.
O QUE É ESCLEROSE MÚLTIPLA
Diante do caso de Ludmila Dayer, muitas pessoas passaram a se perguntar o que é esclerose múltipla, visto que a doença não possui a disseminação de conscientização pública que deveria.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica que faz as próprias células de defesa do indivíduo atacam seu sistema nervoso central.
De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), aproximadamente 40 mil pessoas sofrem com esclerose múltipla no Brasil.
Já no mundo, cerca de dois milhões de pessoas possuem o diagnóstico de esclerose múltipla, segundo o Ministério da Saúde.
A esclerose múltipla é considerada uma doença autoimune, capaz de prejudicar não só os movimentos do paciente, mas também sua visão, fala e audição, provocando lesões cerebrais e medulares.
Famosos como Guta Stresser e Cláudia Rodrigues também foram diagnosticadas com esclerose múltipla.
ESCLEROSE MÚLTIPLA SINTOMAS
- Cansaço intenso;
- Comprometimento na coordenação motora e perda de equilíbrio;
- Dificuldades na fala, voz trêmula e outras interferências fonoaudiológicas;
- Dores nas articulações;
- Rigidez nos membros;
- Fraqueza muscular;
- Disfunções no intestino e na bexiga;
- Saúde mental comprometida (depressão e ansiedade);
- Visão dupla ou embaçada;
- Dificuldades ao engolir líquidos e alimentos pastosos ou sólidos;
- Transtornos cognitivos que interferem na memória e na execução de tarefas;
- Menor sensibilidade do períneo (região genital);
- Disfunção erétil nos homens;
- Diminuição de lubrificação vaginal nas mulheres;
Segundo Ludmila Dayer, ela começou a perceber os sintomas da esclerose múltipla dois anos antes do diagnóstico, com muita fraqueza e perda progressiva de cognição e visão.
"Eu era uma pessoa que praticava muitos esportes, eu malhava, achava que tinha saúde. De repente, meu corpo começou a ficar esquisito.", revelou.
A atriz Ludmila Dayer contou que demorou a conseguir um diagnóstico e que, para isso, passou um ano realizando baterias de exames até descobrir sua relação com a esclerose múltipla.
Saiba mais sobre a esclerose múltipla e seus sintomas:
ESCLEROSE MÚLTIPLA TEM CURA?
Uma pessoa diagnosticada com esclerose múltipla pode realizar diversos tratamentos para aliviar sintomas e retardar a progressão da doença, porém não há cura pra a condição.
"Eu comecei a estudar o que eu tinha e comecei a desmistificar muita coisa em relação à doença", revelou Ludmila Dayer sobre a esclerose múltipla.
"Comecei a ver que certos alimentos causam inflamação no corpo e outros desinflamam o corpo. Já na primeira semana eu consegui perceber que as minhas conexões melhoraram um pouco", completou.
A atriz revelou na transmissão ao vivo que um dos protocolos para o tratamento da esclerose múltipla foi cortar o consumo de glúten, ovo, carne e álcool.
Conheça outras doenças raras: