OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA: como fazer o autoexame das mamas?

O autoexame das mamas pode ajudar as mulheres a analisarem se tem algum risco de câncer de mama, e assim ficar em alerta para buscar ajuda médica. Confira como fazer o autoexame das mamas

Imagem do autor
Cadastrado por

Camila Mendonça

Publicado em 03/10/2022 às 13:10 | Atualizado em 03/10/2022 às 14:20
Notícia
X

O autoexame das mamas pode ser eficaz para as mulheres analisarem se têm algum risco de câncer de mama. E assim, ficar em alerta para buscar ajuda médica.

É importante ressaltar que o autoexame não é a única estratégia para a prevenção do câncer de mama, e também serve para praticar o autoconhecimento das próprias mamas.

O autoexame das mamas pode ajudar a detectar o aparecimento de algum nódulo, ou alguma outra alteração para ficar em alerta e procurar investigar o que é.

Leia mais: OUTUBRO ROSA: veja 4 exames importantes para o diagnóstico precoce do câncer de mama

COMO FAZER O AUTOEXAME DAS MAMAS?

O recomendado pela doutora Núbia Pereira, em vídeo da clínica Viver de imagens médicas de Brasília, é escolher um dia numa semana após a menstruação.

Após a menstruação, as mamas vão estar menos doloridas e menos densas.

Algumas mamas ficam mais encaroçadas na época da menstruação, e as glândulas ficam mais palpáveis, mais evidentes.

O exame pode ser feito embaixo do chuveiro ou deitada na cama com a mão atrás da cabeça, e a outra mão fazendo movimentos circulares em torno da mama.

Os movimentos devem ser feitos no sentido anti-horário de fora para dentro até chegar no mamilo. Quando a paciente chega no mamilo, é importante que ela aperte o mamilo pra ver se sai alguma secreção.

Câncer de mama: mamografia, prevenção e tratamento da doença

COMO IDENTIFICAR O CÂNCER DE MAMA NO AUTOEXAME?

É importante saber que a grande maioria dos nódulos é benigna, e há a suspeita que o nódulo é maligno quando está endurecido. Dessa forma, ele se fixa às estruturas vizinhas da mama.

As secreções transparentes ou avermelhadas indicam é necessário procurar um médico.

Outros sintomas do câncer de mama são a coceira em volta da auréola e do mamilo que causa uma descamação, e geralmente acontece numa mama só.

Mas, quando acontece nas duas mamas, pode ser apenas uma alergia.

Tags

Autor