CRISE DE ANSIEDADE: Saiba o que é e quais são os sintomas físicos
A crise de ansiedade é um fenômeno intenso e que pode apresentar sintomas físicos em quem a manifesta; veja os sintomas
A ansiedade é uma condição psiquiátrica bastante comum para muitos brasileiros. Não por acaso, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking dos países mais ansiosos da Organização Mundial da Saúde.
Preocupações e o aumento de expectativas em torno de assuntos pontuais são alguns dos principais fatores que desencadeiam a sensação de ansiedade.
Contudo, a ansiedade pode vir a ser um problema quando sua manifestação passa a ser recorrente, levando a uma crise de ansiedade, prejudicando o desempenho do indivíduo em várias áreas de sua vida.
CRISE DE ANSIEDADE O QUE É?
A crise de ansiedade é uma condição mais intensa do fenômeno considerado comum, afetando o indivíduo tanto físico como mentalmente.
Geralmente, as crises de ansiedade são desencadeadas quando o nosso cérebro acredita estar diante de situações de perigo (seja elas reais ou não).
SINTOMAS DA CRISE DE ANSIEDADE
Quando diante do perigo, o cérebro libera hormônios da adrenalina e ocitocina que desencadeiam alterações bruscas em nosso corpo.
Na crise de ansiedade, o mesmo acontece, pois o cérebro acredita que os fenômenos do perigo são reais. Os principais sintomas apresentados no corpo são:
Dificuldade para respirar
Durante uma crise de ansiedade, é comum que a pessoa sinta dificuldades para respirar. Esse sintoma muitas vezes está acompanhado da sensação de desmaio também.
Tensão muscular
A adrenalina é um dos hormônios liberados pelo cérebro. Ela é responsável por redirecionar o fluxo de sangue da pele para os músculos, causando tensão nos músculos do corpo.
Boca seca
Em suposta situações de perigo, o cérebro suspende o processo digestivo, reduzindo a produção de saliva. Além disso, também é comum sentir desconforto na garganta ao engolir alguma coisa.
Aumento da frequência cardíaca
A resposta do corpo à ansiedade pode levar o organismo a aumentar a frequência cardíaca, fazendo com que o indivíduo tenha sensações de desconforto no peito, muitas vezes confundido com um princípio de infarto.
Depressão e ansiedade: como a fisioterapia pode ajudar? Veja no vídeo
ANSIEDADE TRATAMENTO
Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade:
- medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica)
- psicoterapia com psicólogo ou com médico psiquiatra
- combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia)
A maioria das pessoas começa a ser sentir melhor e retoma as atividades de forma mais tranquila após algumas semanas de tratamento.
Por isso, é importante procurar ajuda especializada.
O diagnóstico precoce e preciso, um tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para se obter resultado e melhorar a qualidade de vida.