OUTUBRO ROSA: o que é mamografia? Saiba como é o exame que pode diagnosticar CÂNCER DE MAMA
Veja como funciona a mamografia para o diagnóstico do câncer de mama
O outubro rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, que alerta para a importância do diagnóstico precoce.
Durante o mês de outubro acontecem várias ações para motivar as mulheres sobre a importância de realizarem os exames.
A campanha também estimula as mulheres a ficarem em alerta com relação às informações sobre a própria saúde e aos sinais que o corpo pode estar demonstrando.
De acordo com o Ministério da Saúde, o aconselhável é que toda mulher entre 50 e 69 anos faça uma mamografia a cada dois anos como forma de prevenção.
O QUE É MAMOGRAFIA?
A mamografia é um dos exames mais seguros para o diagnóstico do câncer de mama. Trata-se de uma radiografia que consegue identificar alterações nas mamas, como nódulos e tumores.
O exame é feito através de um aparelho que comprime a mama e fornece imagens de alta qualidade. A mulher deve estar em pé, para que o seio fique entre as placas da máquina.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), estima-se que foram realizadas 8,1 milhões de mamografias em 2021 no Brasil, sendo 4,6 milhões na saúde suplementar e 3,5 milhões no SUS.
OS SINAIS SUSPEITOS DE CÂNCER DE MAMA
Segundo a médica ginecologista e professora do Instituto de Educação Médica (IDOMED) Estella Sontag, é importante manter o autocuidado feminino.
A especialista ainda reforça que: “É preciso conhecer o próprio corpo e manter uma rotina de cuidados. Quando se fala em prevenção, é preciso mais do que o autoexame das mamas”.
A partir dessa observação da médica, veja abaixo as principais alterações e sinais suspeitos de câncer de mama para ficar em alerta:
- Caroço (nódulo), geralmente fixo, indolor e endurecido
- Pele com aspecto de casca de laranja
- Alterações nos mamilos
- Mama com tons avermelhados
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos
- Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo das axilas
Dúvidas sobre a Mamografia? Veja o vídeo: