DIA MUNDIAL DA OBESIDADE: veja o que provoca a obesidade
Há diversos influenciadores mentais e físicos que causam impactos significativos na abordagem com a alimentação; veja o que pode acarretar na obesidade
Nesta terça-feira (11), é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.
Segundo a Novo Nordisk Dinamarca - farmacêutica que fabrica Ozempic e outros medicamentos que tratam diabetes e ajudam também na perda de peso -, a obesidade é associada a outras doenças, como diabetes tipo 2, complicações cardiovasculares e certos tipos de câncer.
Veja como prevenir o sobrepeso e diminuir as chances do desenvolvimento da obesidade.
Dia do Combate a Obesidade
A obesidade é uma doença crônica complexa. Ainda de acordo com a Novo Nordisk, a obesidade pode ser influenciada por diversos fatores, como:
- Genética;
- Fisiologia;
- Meio ambiente;
- Trabalho;
- Medicamentos;
- Educação alimentar;
- Saúde mental.
De acordo com a endocrinologista Claudia Chang, pós-doutora em endocrinologia e metabologia pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), existem diversos influenciadores mentais e físicos que causam impactos significativos na abordagem com a alimentação.
A especialista afirma que quem sofre de ansiedade ou está preocupado, por exemplo, provavelmente vai comer o que vier, sem se importar se é saudável ou não. Desse modo, a obesidade estaria ligada, em grande parte, à má qualidade da alimentação, e não na quantidade.
Prevenção a obesidade
Para evitar a obesidade, é preciso estar atento ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, que têm alto valor calórico e não possuem fibras.
Gordura na barriga, perigo à vista! Vamos tirar dúvidas sobre excesso de peso e obesidade?
Esses alimentos podem ser ricos em gorduras, sal ou açúcar, e geralmente possuem corantes e realçadores.
O aumento da ingestão de ultraprocessados tem relação direta com o aumento de peso, desse modo, seu consumo aumenta o risco cardiovascular, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Assim, seguir padrões alimentares saudáveis ricos em frutas, verduras e legumes, grãos integrais e carnes magras, além de adequação do consumo de sal, pode ajudar na prevenção do sobrepeso.
Contudo, é preciso compreender que a mudança de hábitos alimentares não é algo fácil. Uma alternativa a dietas proibitivas seria introduzir, gradativamente, o consumo de grãos, legumes, verduras e frutas no cotidiano.
Primeiramente, para evitar as complicações cardiovasculares atreladas ao excesso de peso, é necessário buscar um profissional da saúde.
Com acompanhamento de um especialista, é possível ter autocuidado físico e mental de maneira responsável e saudável.
Alerta para os perigos da obesidade e doenças associadas