SEMAGLUTIDA COMPRIMIDO: Rybelsus emagrece? Semaglutida oral é eficaz contra diabetes tipo 2? Confira
O fato de não precisar passar pelas famosas "picadinhas" é um ponto bastante relevante em termos de conforto, qualidade e adesão ao tratamento, sempre a partir da recomendação do médico
A farmacêutica Novo Nordisk lançou recentemente uma alternativa para melhorar a adesão ao tratamento de pacientes com diabetes, especialmente daqueles intolerantes a agulhas. Trata-se de Rybelsus - nome para a semaglutida oral.
É o primeiro GLP-1 (hormônio que otimiza a produção de insulina no sangue e promove a sensação de saciedade) em pílula disponível para a diabetes tipo 2.
Para quem depende do medicamento, o fato de não precisar passar pelas famosas “picadinhas” é um ponto bastante relevante em termos de conforto e qualidade, ao fazer uso de Rybelsus - sempre a partir da recomendação do médico.
RYBELSUS EMAGRECE?
Apesar da disponibilidade de mais de 60 medicamentos antidiabéticos orais para a doença, Rybelsus (semaglutida oral) ainda é revolucionário sob outra ótica: além de ter potente controle glicêmico (ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue) e promover a perda de peso, o medicamento também pode atuar em fatores de risco para doenças cardiovasculares.
A nova pílula contra a diabetes tipo 2, que também tem apresentado resultados para quem precisa perder peso e ainda previne doenças do coração, deve ser ingerida diariamente, em jejum, pelo menos meia hora antes do café da manhã.
O novo remédio, Rybelsus, é a versão em comprimidos para administração oral da semaglutida. A Novo Nordisk também comercializa o Ozempic, que consiste na semaglutida injetável. Ambos os medicamentos possuem a mesma indicação terapêutica.
"O diferencial do Ozempic, em relação a outras classes (de medicamentos para o mesmo fim), é promover a proteção cardiovascular, com redução de risco (de doenças do coração) de até 40%. Esse é um benefício que também temos com a formulação oral (ou seja, com Rybelsus)", diz a endocrinologista Teresa Vazquez, do Recife.
Outro diferencial de Rybelsus (semaglutida oral) é a tecnologia (chamada de SNAC) que permite o transporte de moléculas terapêuticas, incluindo grandes peptídeos e proteínas, por meio de membranas biológicas.
Isso possibilita que as terapias medicamentosas sejam formuladas em comprimidos com excipiente que aumenta e facilita a absorção de moléculas (pequenas e grandes), sem alterar a forma química, integridade biológica ou propriedades farmacológicas.
A semaglutida oral é o primeiro agonista GLP-1 (hormônio que otimiza a produção de insulina no sangue e promove a sensação de saciedade) em pílula e está disponível no Brasil para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2 insuficientemente controlada, a fim de melhorar o controle glicêmico, em associação à dieta e ao exercício físico.
"Trata-se de um passo importante para todos os pacientes com diabetes tipo 2, pois Rybelsus é o primeiro biológico em comprimido produzido para tratar a doença. O projeto de seu desenvolvimento sempre foi visto como algo arriscado, pois a probabilidade de dar certo era de apenas 10%. Mesmo assim, a Novo Nordisk tomou para si esse risco e conquistou resultados surpreendentes, abrindo novas possibilidades para os pacientes", assegura a diretora médica da Novo Nordisk, Priscilla Mattar.
"Sem dúvidas, é uma das maiores inovações do segmento no Brasil, e no mundo, e o mais potente e completo antidiabético oral disponível", complementa.
RYBELSUS PREÇO: qual o preço da semaglutida oral?
O Preço Máximo ao Consumidor (PMC) do produto Rybelsus (semaglutida oral) é de R$ 515 para a apresentação de 3mg, e R$ 1.165,90 para as apresentações de 7mg e 14mg cada (PMC 18%), variando com a incidência de imposto de 12% a 20%, a depender da Unidade Federativa.