SINTOMAS DA GRAVIDEZ

TESTE DE GRAVIDEZ: Veja quais são os principais testes de gravidez e como saber se o resultado é positivo

A realização do teste de gravidez ajuda no processo necessário para a confirmação da gestação e o início do pré-natal

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 21/10/2022 às 7:25 | Atualizado em 01/11/2022 às 15:45
X

A gravidez é um momento de transformações intensas para muitas mulheres e seus parceiros, que ao longo de 9 meses irão experimentar várias emoções e situações inéditas em suas vidas.

No entanto, em alguns casos, a gravidez pode ser uma surpresa inesperada e que demanda tempo para que a mulher possa se adaptar a essa nova fase da vida.

Embora o atraso menstrual seja o sinal que mais chama a atenção como um dos sintomas da gravidez, outros sinais também podem indicar uma possível gestação.

GRAVIDEZ SINTOMAS

Veja quais são os principais sintomas da gravidez durante os 3 primeiros meses de gestação:

  • Aumento dos seios;

  • Enjoos/vômitos

  • Mais sono

  • Mais fome

  • Aumento da frequência urinária

  • Maior sensação de cansaço

COMO SABER SE ESTOU GRÁVIDA?

Teste rápido pelo SUS

O Ministério da Saúde, por intermédio da Estratégia Rede Cegonha, em busca de ampliar a captação precoce das gestantes, inclui o Teste Rápido de Gravidez nos exames de rotina do pré-natal.

O teste pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e acelera o processo necessário para a confirmação da gravidez e o início do pré-natal.

Beta hCG sanguíneo 

Esse exame é oferecido por laboratórios de análises clínicas e consiste na coleta de sangue para medir os níveis de BhCG presentes no corpo. 

A recomendação é que o exame seja feito após um dia de atraso da menstruação. Dessa forma, há garantia de que não haverá a ocorrência de um resultado falso-negativo

Teste de gravidez de farmácia

Esse é um dos testes mais conhecidos e consiste em uma fita adesiva reativa que detecta a presença do hormônio Beta hCH na urina da mulher. Basta que ela urine em um dos lados da fita e espere pela reação. 

A recomendação é que o teste seja feito após um ou dois dias de atraso da menstruação, já que os níveis de Beta hCH são menores na urina em comparação com a quantidade presente no sangue.  

Se o teste for feito após um ou dois dias de atraso da menstruação, e o resultado for negativo, você poderá realizá-lo novamente após uma semana. 

Para saber qual o resultado do teste de gravidez de farmácia, basta olhar os traços:

Positivo: dois traços (=) ou o símbolo “+”
Negativo: um traço (-) ou o símbolo “-“

SINTOMAS E SITUAÇÕES DA GRAVIDEZ

sangramento da gengiva

Durante a gestação, é comum que as gengivas fiquem mais sensíveis e possam ser irritadas pelas placas bacterianas.

Ter um hábito alimentar saudável (reduzindo alimentos com muito açúcar) e manter a saúde bucal em dia é a melhor estratégia para evitar esses sintomas. 

Enjoo e vômitos 

Esse é um dos sintomas mais comuns da gravidez. Por isso, procure comer alimentos secos (pão, bolacha de água e sal e arroz) e frutas de acordo com seu desejo. 

Caso vomite, faça bocejo com água e aguarde cerca de uma hora para escovar os dentes. Se não melhorar, busque uma Unidade Básica de Saúde (UBS). 

Azia e queimação

Como forma de evitar episódios de queimação gastrointestinais, procure comer mais vezes e em menor quantidade.

Mastigas mais vezes, evitar beber líquidos durante as refeições e evitar se deitar logo após as principais refeições.

Intestino preso

É recomendável comer alimentos integrais ricos em fibras, folhas verdes e frutas, como mamão, laranja com o bagaço, ameixa preta e tamarindo, e beber bastante água. 

Você também deve beber muita água e fazer atividade física regularmente, e, quando sentir vontade de ir ao banheiro, não espere.

Aumento da secreção vaginal

Ocorrências de secreções vaginais são sintomas da gravidez. Contudo, o aparecimento de outras características, como coceira, ardor e cheiro forte, deve ser investigado. 

LEIA TAMBÉM: CLAUDIA RAIA GRÁVIDA: gravidez na idade da atriz pode ter riscos; entenda

É importante salientar que durante a gestação, os sintomas da gravidez podem ser desencadeados de formas e níveis diferentes (do menor ao mais intenso). 

Por isso, durante o acompanhamento pré-natal, é importante que esses sintomas sejam mencionados ao profissional de saúde que está atendendo para que sejam avaliados e, se necessário, medicados. 

Em outros casos, alguns sintomas da gravidez podem necessitar de acompanhamentos especializados ou de encaminhamento ao serviço de pré-natal de alto risco. 

REFERÊNCIAS

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_gestante_versao_eletronica_2022.pdf

Acessado em 19/10/2022

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gravidez-1

Acessado em 19/10/2022

https://www.womenshealth.gov/a-z-topics/pregnancy-tests?from=AtoZ

Acessado em 19/10/2022

Tags

Autor