Jeffrey Dahmer

JEFFREY DAHMER ERA PSICOPATA? Veja quais os transtornos do serial killer e as características de cada um

Entenda os transtornos psiquiátricos que influenciaram o comportamento do serial killer Jeffrey Dahmer

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 26/10/2022 às 9:43 | Atualizado em 27/10/2022 às 14:34
Notícia
X

A série “Dahmer: Um Canibal Americano” narra o caso real do serial killer Jeffrey Dahmer, preso em 1991 por diversos crimes.

A prisão foi motivada por terem sido encontrados com ele corpos desmembrados e partes humanas guardadas em seu apartamento.

Ao todo, entre os anos de 1978 e 1991, Jeffrey Dahmer matou, no total, 17 homens e, por conta disso, ele foi condenado a 15 prisões perpétuas.

JEFFREY DAHMER SÉRIE

Jeffrey Dahmer teve uma infância difícil e cresceu em um lar conturbado. Sua mãe tinha depressão e já havia tentado suicídio algumas vezes.

Não menos traumatizante, seu pai era uma pessoa bastante ausente, o que gerou consequências no seu desenvolvimento e repercutiu na sua vida.

Durante a sua infância, segundo relatos, Jeffrey costumava se interessar por animais mortos, inclusive pelos seus ossos, algo muito incentivado pelo seu pai - que guardava os ossos de animais mortos.

Devido a esses traumas e algumas condições genéticas, Jeffrey Dahmer acabou desenvolvendo diversos transtornos psiquiátricos.

VEJA MAIS: ENTENDA COMO A FISIOTERAPIA PODE AJUDAR COM TRANSTORNOS MENTAIS

JEFFREY DAHMER ERA PSICOPATA?

A vida traumática de Jeffrey Dahmer teve uma enorme influência no que resultou em um dos maiores seriais killers de todos os tempos.

Dahmer foi diagnosticado com três transtornos psiquiátricos, como transtorno de borderline, transtorno de personalidade esquizotípico e psicose.

No entanto, Jeffrey Dahmer não foi diagnosticado com psicopatia.

Veja a seguir o que é cada doença e quais são suas influências no comportamento:

BORDERLINE

Borderline é uma doença que faz com que o indivíduo transite entre dependência emocional e a desvalorização de pessoas no mesmo ritmo.

As tendências suicidas e hábitos promíscuos também são costumeiros para aqueles que possuem borderline, gerando um comportamento autodestrutivo em diversos contextos.

Na série, o borderline se justifica devido à sensibilidade ao abandono ocorrido durante a sua infância.

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ESQUIZOTÍPICO

O transtorno se mostra quando ocorre uma sensação de desconforto com relacionamentos íntimos, algo mostrado na série por Jeffrey Dahmer.

Por conta disso, é criado todo um cenário em que as percepções e pensamentos acerca do mundo ao seu redor são distorcidas, gerando assim hábitos estranhos.

PSICOSE

A psicose se trata de uma condição na qual faz com que o indivíduo tenha extrema dificuldade em identificar o que é real ou não.

O que se mostrou recorrente na produção era o comportamento de Jeffrey Dahmer, que costumava ser inapropriado em diversas situações, além de algumas alucinações.

REFERÊNCIAS

Associação Brasileira de Psiquiatria (Borderline) - https://www.abp.org.br/post/abptv-borderline-diagnostico-tratamento. Acesso em 26/10/2022.

Associação Brasileira de Psiquiatria (Psicose) - https://www.abp.org.br/post/abp-tv-surto-psicotico-como-tratar. Acesso em 26/10/2022.

MANUAL MSD - https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/transtornos-de-personalidade/transtorno-de-personalidade-esquizot%C3%ADpica-tpe#:~:text=O%20transtorno%20de%20personalidade%20esquizot%C3%ADpica,por%20comportamento%20exc%C3%AAntrico%20(estranho). Acesso em 26/10/2022.

Tags

Autor