Câncer de Bexiga

PAULO JOBIM CÂNCER: Filho de Tom Jobim MORRE devido a CÂNCER DE BEXIGA; SAIBA TUDO sobre a DOENÇA

Identificar os sintomas e saber a hora de procurar o médico é essencial no combate ao câncer de bexiga

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 05/11/2022 às 10:38
Notícia
X

O filho de Tom Jobim, Paulo Jobim, acabou falecendo na última sexta-feira (4). O talentoso artista era conhecido por ser músico e arranjador, além de arquiteto.

A morte foi confirmada pela sua irmã, Beth Jobim, colocando fim no sofrimento do carioca que enfrentava um câncer de bexiga há um mês.

Paulo Jobim trabalhou com inúmeros artistas famosos ao longo da sua carreira como Chico Buarque, Milton Nascimento e, inclusive, o seu famoso pai, Tom Jobim.

CÂNCER DE BEXIGA - O QUE É?

O câncer de bexiga se trata do décimo câncer mais comum no mundo e se trata de um tumor que atinge as células que compõem o órgão.

O tipo de câncer de bexiga mais recorrente é o carcinoma urotelial, ele afeta a parte superior do órgão e é responsável pela maior parte dos casos da doença.

Geralmente, o câncer de bexiga se manifesta como um tumor, meio superficial, e se alastra para a parte da mucosa e submucosa da bexiga.

CÂNCER DE BEXIGA - QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

O primeiro sinal de alerta que indica câncer de bexiga é a presença de sangue na urina, o que já, por si só, é um sinal de que o urologista deve ser procurado.

Inclusive, essa presença de sangue na urina é totalmente detectável a olho nú, o que pode levar também a cenários de dor e irritação na região, levando o paciente a ir muitas vezes ao banheiro.

Além disso, outros sintomas raros, mas ainda sim existentes do câncer de bexiga, são dores nas costas, inchaço na barriga ocasionado por um edema e ainda o mesmo cenário nas coxas, pernas e pés.

Quando o câncer de bexiga já se encontra em um estágio mais avançado, ela tende a levar o doente ao emagrecimento.

CÂNCER DE BEXIGA - TRATAMENTO

O tratamento do câncer da bexiga é estruturado no ressecamento das feridas ocasionadas pelos tumores da doença via endoscopia.

Em situações mais graves, pode ser necessária a remoção cirúrgica do órgão para evitar maiores danos ao organismo.

Outros tipos de tratamento como radioterapia e quimioterapia podem ser acionados a depender da necessidade e de acordo com a recomendação do urologista.

Cada tratamento será indicado conforme com as especificidades do tumor e as particularidades de cada doente.

Portanto, vale ressaltar que, com a atual diversidade de tratamento, e na sua eficiência, as chances de cura do paciente com câncer de bexiga costumam ser altas.

VEJA MAIS: ENTENDA MAIS SOBRE O CÂNCER DE BEXIGA NO VÍDEO ABAIXO

REFERÊNCIAS

Farmacêutica Pfizer - https://www.pfizer.com.br/sua-saude/cancer-de-bexiga. Acessado em 05/11/2022

Sociedade Brasileira de Urologia - https://sbu-sp.org.br/publico/cancer-de-bexiga/. Acessado em 05/11/2022

Tags

Autor