diabetes tipo 1

NICK JONAS revela 4 sinais que apresentou antes de receber diagnóstico de DIABETES; entenda

Cantor Nick Jonas, que forma a banda Jonas Brothers com os irmãos Kevin e Joe, vive com a diabetes tipo 1

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 12/11/2022 às 17:13 | Atualizado em 12/11/2022 às 17:15
Notícia
X

O cantor Nick Jonas publicou neste sábado (12) um vídeo mostrando os quatro sinais que apresentou antes de ser diagnosticado com diabetes tipo 1.

Jonas, que tem 30 anos, descobriu a doença quando tinha 13 anos e desde então promove conteúdos de conscientização sobre a diabetes.

Em um vídeo publicado neste sábado, em parceria com a ONG Beyond Type 1, da qual é co-fundador, Nick Jonas mostra que apresentou os seguintes sinais que levantaram suspeitas de algum problema de saúde:

1. Perda de peso
2. Sede excessiva
3. Urinação frequente
4. Irritabilidade

O vídeo faz parte da campanha #SeeTheSigns (veja os sinais), dentro da qual Nick Jonas também concedeu uma entrevista falando sobre a vivência com a doença.

A diabetes tipo 1 é uma doença crônica na qual o sistema imunológico ataca as células que produzem insulina no pâncreas, até que haja pouca ou nenhuma insulina.

A insulina é o hormônio que transforma a glicose no "combustível" para o corpo. Sem esse combustível, o organismo começa a sentir falta da glicose e a apresentar os sintomas da diabetes.

DIABETES TIPO 1 SINTOMAS

Os sintomas da diabetes tipo 1 muitas vezes são confundidos com os de infecção urinária, surto de crescimento (em crianças e adolescentes), transtornos alimentares e até diabetes tipo 2.

Como dito por Nick Jonas, os sinais podem envolver urinação frequente, sede excessiva, exaustão (baixa energia acompanhada de variações de humor ou irritabilidade), e perda de peso sem explicação.

DIABETES TIPO 1 DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da diabetes tipo 1 precisa através da mensuração dos níveis de glicose no sangue em jejum. Caso o valor esteja acima de 126 mg/dL, o paciente é considerado diabético.

Nick Jonas, que integra a banda Jonas Brothers ao lado dos irmãos Kevin e Joe, estava no meio de uma série de apresentações em escolas quando começou a perceber que algo não ia bem.

"Eu lembro que falei para meus pais que precisava ir para o médico, algo parecia não estar bem, e eles já tinham visto a perda de peso significante e outros sintomas, então eles me levaram", contou.

"Foi quando meu pediatra me informou que eu tinha diabetes tipo 1. De início fiquei devastado, naturalmente. Mas eu não tinha muito tempo para estar devastado porque eu precisava ir ao hospital. Era o início de uma nova e louca jornada".

O cantor relatou ainda que o impacto do diagnóstico foi grande tanto para ele como para a família e os amigos, e ele chegou a pensar que teria dificuldades para continuar na carreira de artista.

Para Nick Jonas, foi importante ter uma rede de apoio.

Foto: Repdrodução/ Stories
Nick Jonas e a esposa, a atriz Priyanka Chopra - Foto: Repdrodução/ Stories

"Eu definitivamente pude contar com minha família e meus entes queridos em vários pontos da minha vida com diabetes, especialmente agora no meu casamento, é uma grande coisa. Sou muito grato por isso", disse.

O cantor chegou a escrever uma música, "A Little Bit Longer", sobre o recebimento do diagnóstico de diabetes tipo 1.

A canção, que em português significa "Um pouquinho mais", começa da seguinte forma: "Recebi a notícia hoje/ O médico disse que eu tenho que ficar/ Só mais um pouquinho e eu vou ficar bem".

DIABETES TIPO 1 TRATAMENTO

Por se tratar de uma doença crônica, a diabetes tipo 1 não tem cura.

O tratamento é feito através do uso de insulina e medicamentos que contribuem para controlar a glicose no sangue.

Também é importante manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos regulares.

Tire suas dúvidas sobre a diabetes:

Tags

Autor