INTERNAÇÃO

LULA INTERNADO: presidente eleito faz CIRURGIA para evitar que lesão evolua para CÂNCER na garganta

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é internado para retirada de lesão na garganta que poderia evoluir para câncer

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 21/11/2022 às 9:20 | Atualizado em 24/11/2022 às 10:01
Notícia
X

Com informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito pelo PT, foi internado neste domingo (20) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para realizar uma cirurgia de retirada de lesão na garganta.

Segundo as informações divulgadas, uma inflamação nas cordas vocais de Lula foi identificada como uma leucoplasia na laringe, nos últimos exames realizados no sábado (12).

A lesão na garganta de Lula não está associada ao câncer que o petista tratou em 2011, já que foi identificada uma completa remissão do tumor.

No entanto, a leucoplasia poderia evoluir para um novo quadro de câncer.

LULA HOSPITALIZADO: LULA ESTÁ DOENTE?

De acordo com a colunista, a cirurgia de Lula foi bem sucedida, e o presidente eleito recebeu alta nesta segunda-feira (21).

No entanto, Lula ainda deve permanecer em São Paulo, sem agenda pública, para que possa cumprir o seu tempo de repouso e recuperação.

O procedimento foi coordenado por Roberto Kalil, médico de Lula, segundo a TV Globo, e a lesão na garganta havia sido diagnosticada desde antes da sua viagem ao Egito.

POSSE de LULA é ANTECIPADA pelo STF?

No último dia 12, o boletim médico divulgado pelo hospital afirmou que “foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais".

O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe
Boletim Hospitalar

Confira o boletim médico de Lula desta segunda-feira (21):

BOLETIM MÉDICO
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
21/11/2022
8H

O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia.

Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski.

Dr. Luiz Francisco Cardoso - Diretor de Governança

Dr. Ângelo Fernandez - Clínica Diretor Clínico

LEIA MAIS: Equipe de transição de LULA vai se reunir com Fórum da Enfermagem para discutir piso salarial da enfermagem

O que ACONTECEU com o PRESIDENTE ELEITO LULA?

LULA LARINGE: O QUE É LEUCOPLASIA?

A leucoplasia, quando desenvolvida na garganta, apresenta manchas ou placas brancas da mucosa da corda vocal, sendo uma doença pré-maligna da laringe.

O principal sintoma da leucoplasia é a rouquidão, fator identificado nas últimas aparições públicas do presidente Lula.

A doença tem um caráter progressivo que dificulta a fala do paciente devido à sensação de ardor e de corpo estranho na garganta.

Caso não seja tratada com antecedência, por meio de cirurgia, como foi o caso de Lula internado, a leucoplasia pode evoluir para um câncer, com uma probabilidade de quase 10%.

Na COP27, Lula promete à sociedade civil 'reconstruir' o Brasil

Citação

O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe

Boletim Hospitalar

Tags

Autor