PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA é cobrado por Sindicato de Enfermagem para cumprir promessa do piso

Representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) parabenizam o presidente eleito Lula (PT) pela vitória e cobram promessa sobre o piso salarial da enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 01/11/2022 às 9:50 | Atualizado em 03/11/2022 às 9:10
Notícia
X

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) parabenizou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e cobrou o cumprimento de suas promessas para o piso salarial da enfermagem.

"Lula comprometeu-se a fazer respeitar o Piso Salarial da Enfermagem e o SEESP vai cobrar para que essa promessa seja cumprida", escreveu o SEESP em nota, nesta segunda-feira (31).

Lula já havia firmado compromisso com a categoria sobre o reajuste do piso salarial da enfermagem durante sua campanha. Diante disso, o Sindicato relembrou o pacto.

LEIA MAIS: Após eleição de LULA, entenda mudanças sobre o piso salarial da enfermagem

POSICIONAMENTO DE LULA SOBRE O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

Após a suspensão da lei do piso salarial da enfermagem no Supremo Tribunal Federal (STF), iniciada em 4 de setembro, o presidente Lula foi às redes sociais criticar a decisão.

"Sempre defendi que a enfermagem tivesse um piso salarial. O projeto aprovado é do @ContaratoSenado, com relatório do @padilhando, ambos do PT", declarou Lula.

LEIA MAIS: Pedido de URGÊNCIA para votação na Câmara é acatado em defesa do piso salarial enfermagem

Além disso, acusou Bolsonaro de negar-se a encontrar fontes de custeio para ajudar hospitais, estados e municípios, além de 'desprezar quem salva vidas no Brasil'.

Propostas para pagar o piso salarial da enfermagem:


Em outro momento, durante discurso em 18 de setembro, Lula prometeu que, caso vencesse as eleições presidenciais, iria viabilizar a implantação do piso salarial da enfermagem no País.

“Se a gente ganhar, a gente vai ter que dar um jeito no Centrão, vai ter que mexer no orçamento secreto, vai ter que cumprir o piso da enfermagem”, garantiu Lula no discurso.

LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM: APROVADO na Câmara dos Deputados projeto de fonte de custeio para o reajuste

ENFERMEIROS PRESSIONAM PRESIDENTE ELEITO

Diante dos atrasos no processo do piso salarial da enfermagem, que continua com a lei suspensa até a próxima sexta-feira (4), o Sindicato dos Enfermeiros paulista pressionou Lula para resultados quando assumir.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem


Primeiramente, a presidente do SEESP, Elaine Leoni, comemorou a vitória do ex e futuro presidente, diante de seu alinhamento com a classe trabalhadora.

“A eleição do presidente Lula representa a esperança da classe trabalhadora em dias melhores, com oportunidade, abertura de novos postos de trabalho, que só será possível com uma economia forte”, afirmou.

LEIA MAIS: NOVEMBRO será DECISIVO para o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM; entenda os próximos passos da lei

Depois, a dirigente sindical citou a importância do presidente eleito de cumprir o seu compromisso com o piso salarial da enfermagem.

“Desejamos ao presidente um mandato coroado de êxitos, mas vamos sempre lembrar do compromisso que ele assumiu com a categoria da Enfermagem, de fazer valer o Piso Salarial Nacional", relembrou.

"Além disso, esperamos um ambiente mais favorável para o debate nas demais reivindicações da Enfermagem bem como da fiscalização sobre as irregularidades trabalhistas que o patronato costume cometer”, acrescentou Elaine Leoni.

LEIA MAIS: JORNADA DUPLA da enfermagem é dita como necessária diante do baixo piso salarial da enfermagem

Por fim, além da aplicação do piso salarial da enfermagem, a representante destacou a necessidade de rever os retrocessos das reformas trabalhistas e previdenciária.

Como as instituições privadas iriam pagar o piso salarial da enfermagem?


Tags

Autor