PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA é cobrado por Sindicato de Enfermagem para cumprir promessa do piso
Representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) parabenizam o presidente eleito Lula (PT) pela vitória e cobram promessa sobre o piso salarial da enfermagem
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) parabenizou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e cobrou o cumprimento de suas promessas para o piso salarial da enfermagem.
"Lula comprometeu-se a fazer respeitar o Piso Salarial da Enfermagem e o SEESP vai cobrar para que essa promessa seja cumprida", escreveu o SEESP em nota, nesta segunda-feira (31).
Lula já havia firmado compromisso com a categoria sobre o reajuste do piso salarial da enfermagem durante sua campanha. Diante disso, o Sindicato relembrou o pacto.
LEIA MAIS: Após eleição de LULA, entenda mudanças sobre o piso salarial da enfermagem
POSICIONAMENTO DE LULA SOBRE O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
Após a suspensão da lei do piso salarial da enfermagem no Supremo Tribunal Federal (STF), iniciada em 4 de setembro, o presidente Lula foi às redes sociais criticar a decisão.
"Sempre defendi que a enfermagem tivesse um piso salarial. O projeto aprovado é do @ContaratoSenado, com relatório do @padilhando, ambos do PT", declarou Lula.
LEIA MAIS: Pedido de URGÊNCIA para votação na Câmara é acatado em defesa do piso salarial enfermagem
Além disso, acusou Bolsonaro de negar-se a encontrar fontes de custeio para ajudar hospitais, estados e municípios, além de 'desprezar quem salva vidas no Brasil'.
Propostas para pagar o piso salarial da enfermagem:
Em outro momento, durante discurso em 18 de setembro, Lula prometeu que, caso vencesse as eleições presidenciais, iria viabilizar a implantação do piso salarial da enfermagem no País.
“Se a gente ganhar, a gente vai ter que dar um jeito no Centrão, vai ter que mexer no orçamento secreto, vai ter que cumprir o piso da enfermagem”, garantiu Lula no discurso.
ENFERMEIROS PRESSIONAM PRESIDENTE ELEITO
Diante dos atrasos no processo do piso salarial da enfermagem, que continua com a lei suspensa até a próxima sexta-feira (4), o Sindicato dos Enfermeiros paulista pressionou Lula para resultados quando assumir.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem
Primeiramente, a presidente do SEESP, Elaine Leoni, comemorou a vitória do ex e futuro presidente, diante de seu alinhamento com a classe trabalhadora.
“A eleição do presidente Lula representa a esperança da classe trabalhadora em dias melhores, com oportunidade, abertura de novos postos de trabalho, que só será possível com uma economia forte”, afirmou.
LEIA MAIS: NOVEMBRO será DECISIVO para o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM; entenda os próximos passos da lei
Depois, a dirigente sindical citou a importância do presidente eleito de cumprir o seu compromisso com o piso salarial da enfermagem.
“Desejamos ao presidente um mandato coroado de êxitos, mas vamos sempre lembrar do compromisso que ele assumiu com a categoria da Enfermagem, de fazer valer o Piso Salarial Nacional", relembrou.
"Além disso, esperamos um ambiente mais favorável para o debate nas demais reivindicações da Enfermagem bem como da fiscalização sobre as irregularidades trabalhistas que o patronato costume cometer”, acrescentou Elaine Leoni.
LEIA MAIS: JORNADA DUPLA da enfermagem é dita como necessária diante do baixo piso salarial da enfermagem
Por fim, além da aplicação do piso salarial da enfermagem, a representante destacou a necessidade de rever os retrocessos das reformas trabalhistas e previdenciária.
Como as instituições privadas iriam pagar o piso salarial da enfermagem?