Por que ALLISON BECKER tem o ROSTO AVERMELHADO? Entenda
O problema chamou a atenção de torcedores, que buscaram entender mais sobre possível doença de pele do goleiro
O goleiro da seleção brasileira que está disputando a Copa do Mundo 2022, Alisson Becker, é o arqueiro titular não apenas do Brasil, mas do gigante europeu Liverpool.
Contudo, algo além do seu talento vem chamando a atenção dos torcedores: Alisson tem uma condição que deixa o seu rosto avermelhado.
O jogador, porém, nunca falou oficialmente sobre o que faz o seu rosto ficar nessa coloração.
Quando perguntado sobre, apenas brincou afirmando que “está na puberdade”, abrindo espaço para especulações e do que poderia ser.
ROSÁCEA OU ACNE? ENTENDA A POSSÍVEL CONDIÇÃO QUE DEIXA O ROSTO DE ALISSON BECKER AVERMELHADO
De acordo com Betina Stefanello, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é difícil diagnosticar com exatidão o problema do goleiro brasileiro:
“É difícil firmar um diagnóstico sem saber a história pregressa dele… Por uma foto tanto pode ser rosácea como acne”, pontuou.
Ela também que os sintomas são comuns a algumas doenças de pele, inclusive rosácea e acne, podendo agravar a situação a depender do que acontecer:
“Não poderíamos diferenciar pela foto. Ambas têm eritema (vermelhidão), inflamação, pústulas (apesar de ser mais comum na acne) e podem ser exacerbadas com diversas situações”, concluiu.
O QUE É ROSÁCEA? ENTENDA MAIS SOBRE A POSSÍVEL CONDIÇÃO DE ALISSON BECKER
A rosácea se trata de uma doença vascular inflamatória crônica que atinge, principalmente, o rosto do indivíduo, devido a vasodilatação, provocando vermelhidão.
A doença costuma ser mais comum entre adultos com faixa etária entre 30 a 50 anos.
Apesar disso, a condição costuma atingir mais mulheres do que homens e, inclusive, no público masculino a doença costuma ser mais grave.
A origem da doença é desconhecida, mas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma das possibilidades mais fortes é que se trata de uma condição genética.
ROSÁCEA SINTOMAS
Confira abaixo a lista dos principais sintomas de rosácea:
- Aumento das glândulas sebáceas;
- Aumento da sensibilidade da pele;
- Edema facial;
- Lesões elevadas na pele que podem conter pus;
- Pele mais seca.
- Presença de pequenos vasinhos no rosto;
- Vermelhidão e sensação de calor na pele.
ROSÁCEA TRATAMENTO
Apesar de não existir cura, há maneiras de controlar e tratar a doença devido a inúmeros progressos em relação à tecnologia nos últimos tempos.
Tratamentos como sabonetes adequados; protetor solar com elevada proteção contra UVA e UVB e uso de antimicrobianos tópicos e antiparasitários para enfrentar a rosácea.
Além disso, luz e laser pulsada podem ser opções viáveis de tratamento. Por fim, tudo isso vai depender de cada caso e da escolha do dermatologista do paciente.
ENTENDA MAIS SOBRE ROSÁCEA NO VÍDEO ABAIXO:
REFERÊNCIAS
Sociedade Brasileira de Dermatologia - https://www.sbd-sp.org.br/geral/o-que-alisson-becker-goleiro-da-selecao-brasileira-tem-no-rosto/. Acessado em 25/11/2022