ácido úrico

ÁCIDO ÚRICO: Veja 8 ALIMENTOS que ajudam no controle das TAXAS DE ÁCIDO ÚRICO

O ácido úrico elevado pode afetar as articulações e causar doenças como pedra nos rins e gota. Alimentação saudável pode ser uma solução para diminuir os níveis da substância no sangue

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 29/11/2022 às 18:10
Notícia
X

O ácido úrico é uma substância naturalmente produzida em nosso corpo e deriva da quebra das moléculas de purina - um tipo de proteína presente na maioria dos alimentos ricos em proteínas. 

Quando as purinas são utilizadas, elas se transformam em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o resto é eliminado pelos rins. 

No entanto, quando os níveis do ácido úrico estão elevados, a substância passa a ser depositada em várias regiões do corpo, causando um quadro de hiperuricemia

Hiperuricemia: Entenda a doença causada pela elevação da taxa de ácido úrico no corpo

A hiperuricemia é uma doença ocasionada pelo excesso de ácido úrico no sangue. O excesso dessa substância pode trazer uma série de problemas como: 

  • deposição de cristais de urato de sódio nas articulações - causando dores
  • formação de pedras nos rins
  • Aparecimento de gota - tipo de artrite genética e hereditária, que acomete mais os homens

As causas da elevação da taxa do ácido úrico no sangue estão associadas ao estilo de vida de uma pessoa e, na maioria dos casos, à alimentação (carnes ou frutos do mar). 

LEIA MAIS: Quais são os PRIMEIROS SINAIS de ÁCIDO ÚRICO ALTERADO? Entenda

Ácido úrico: Sintomas

Os principais sintomas do ácido úrico elevado são: 

  • Dores e/ou inflamação nas articulações;
  • Vermelhidão nas juntas; Dedo do pé inchado e dolorido;
  • Dores na base da coluna;
  • Membros atrofiados;
  • Caroços duros nos dedos, cotovelos, joelhos e/ou pés;
  • Febre;
  • Enjoo;
  • Vômito;
  • Calafrios;
  • Crises de artrite;
  • Cólicas renais intensas.

Ácido úrico elevado: diagnóstico

Embora uma pessoa apresente alguns dos sintomas descritos anteriormente, o diagnóstico do ácido úrico elevado só pode ser dado após a realização de um exame laboratorial. 

Saiba identificar os níveis normais de ácido úrico no sangue

Grupo Valores
Homens adultos 4,0 a 8,5 
Mulheres adultas 2,7 a 7,3
Crianças 2,5 a 5,5 
Recém-nascidos  2,0 a 6,0

Em pessoas idosas, é possível que a taxa de ácido úrico tenha uma leve elevação em seus valores. 

LEIA MAIS: ÁCIDO ÚRICO BAIXO SINTOMAS: entenda causa e como identificar sinais da escassez de ácido úrico

Oito alimentos que ajudam a controlar os níveis de ácido úrico no sangue

1. Alcachofra - é uma verdura altamente diurética e evita a retenção de líquido. Além disso, ela é rica em minerais, vitaminais e antioxidantes. 

2. Cenouras - são verduras com um efeito alcalinizante, que ajuda a retirar as purinas e os cristais das articulações.

3. Laranja - a vitamina C, presente na fruta, ajuda na dissolução dos cristais formados pelo acúmulo de ácido úrico no sangue, e faz com que as articulações voltem ao normal. 

4. Limão - embora seja uma fruta ácida, o limão possui um efeito alcalinizante ao chegar ao estômago, o que combate a acidez sanguínea.  

5. Café - pesquisas apontam que pessoas que bebem café têm menores índices de ácido úrico no sangue. Contudo, pessoas com restrição a cafeína devem continuar evitando tomar a bebida. 

6. Cebola - ferver cebolas e beber o líquido restante com suco de limão e beber duas xícaras ao dia é uma estratégia recomendada para diminuir os altos níveis de ácido úrico no corpo. 

7. Alho - por dois dentes de alho amassado em um copo d'água por cerca de 6 horas e, após isso, coar e beber a mistura por ao menos três vezes ao dia, pode diminuir os níveis de ácido úrico no sangue. 

O alho, além de ter propriedades que reduzem o colesterol e a pressão arterial, também pode baixar as taxas de ácido úrico

8. Sementes de abobora - esse é um dos vegetais mais diuréticos que existe e, por meio da produção da urina, ajuda a eliminar os níveis de ácido úrico do corpo. 

VEJA TAMBÉM: ÁCIDO ÚRICO ALTO ALIMENTAÇÃO: veja 10 COMIDAS que te mostram como baixar o ácido úrico rapidamente

Ácido úrico: tratamento 

O tratamento de pessoas com taxas de ácido úrico elevadas se dá através da adoção de uma dieta balanceada, composta por alimentos saudáveis, prática de atividades físicas regulares e, em alguns casos o uso de medicamentos

O médico que trata da hiperuricemia é o reumatologista e o uso de medicamento só poderá ser indicado por este profissional. 

 

Tags

Autor