ANEURISMA DE AORTA

JORNALISTA GRANT WAHL: causa da morte é revelada; entenda o que é ANEURISMA DA AORTA

Céline Gounder, viúva de Grant Wahl, divulgou a causa da morte do jornalista norte-americano: ruptura de um aneurisma da aorta

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 14/12/2022 às 12:07 | Atualizado em 16/12/2022 às 11:04
Notícia
X

O jornalista norte-americano Grant Wahl faleceu, aos 49 anos, durante o jogo entre Argentina e Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, na última sexta-feira (9). 

Céline Gounder, viúva de Grant Wahl, divulgou a causa da morte do jornalista norte-americano: ruptura de um aneurisma da aorta ascendente. A nota foi publicada na manhã desta quarta-feira (14). 

"Uma autópsia foi realizada pelo New York City Medical Examiner's Office. Grant morreu da ruptura de um aneurisma da aorta ascendente não detectado e de crescimento lento com hemopericárdio. A pressão no peito que sentiu pouco antes de sua morte pode ter representado os sintomas iniciais".

"Nenhuma quantidade de RCP ou choques o teria salvado. Sua morte não teve relação com a covid. Sua morte não teve relação com a situação vacinal", diz publicação divulgada pela esposa de Grant Wahl

ANEURISMA DA AORTA SINTOMAS 

A aorta é a maior e a principal artéria do corpo humano, responsável por transportar o sangue do coração para todos os órgãos, passando pelo tórax e abdômen.

O aneurisma é caracterizado pela dilatação localizada de um vaso, podendo não apresentar sintomas inicialmente.

Segundo o médico Josualdo Euzébio da Silva, cirurgião vascular e endovascular, o aneurisma pode acometer todos os vasos do corpo.

ANEURISMA DA AORTA É GRAVE? 

Em relação à aorta, pode acometer a aorta torácica e abdominal.

"O aneurisma é caracterizado por uma dilatação permanente de todas as camadas da parede de uma artéria de, pelo menos 50% maior que o diâmetro normal do vaso naquela pessoa", explica Josualdo.

Geralmente, o aneurisma da aorta é mais prevalente na população masculina, a partir dos 50 anos, e a incidência aumenta aos 60 anos.

Além disso, outros fatores também podem aumentar o risco de desenvolver um aneurisma da aorta, como aterosclerose, pressão alta, sedentarismo, tabagismo e níveis elevados de colesterol.

O QUE ACONTECE QUANDO O ANEURISMA DA AORTA SE ROMPE? 

O maior risco do aneurisma de aorta é o seu rompimento, que pode causar uma hemorragia grave, colocando a vida em risco.

"A taxa de mortalidade desta doença quando ocorre a ruptura pode atingir níveis elevados, por conta do quadro de hemorragia grave que vai ocasionar", esclarece Josualdo Euzébio.

Apesar de apresentar risco alto de complicações, o aneurisma pode ser controlado e tratado em fases mais precoces, com redução importante de risco.

Assim, Josualdo Euzébio enfatiza que o controle clinico geral, controle dos fatores de risco e realização do checkup vascular podem orientar a prevenção de doenças vasculares e também a detecção precoce, quando o tratamento apresenta melhores resultados nesta fase.

A indicação do tratamento cirúrgico segue as recomendações mundiais, e são vários aspectos a serem analisados pra definir o momento exato para tratamento e qual a técnica a ser utilizada. 

"A cirurgia pode ser realizada pela técnica convencional com abertura de abdômen ou tórax e utilização de um prótese vascular especifica ou através de um procedimento minimamente invasivo com pequenas incisões na virilha e implante de uma endoprótese."

É importante ressaltar que a indicação do melhor tratamento é avaliado pelo cirurgião para cada paciente, sendo analisado de maneira minuciosa várias informações, exames e quadro clinico de cada pessoa.

O QUE CAUSA UM ANEURISMA NA AORTA? 

O médico orienta ainda que uma as formas de prevenir os aneurismas é manter o estilo de vida saudável, por meio de uma alimentação balanceada, prática de atividades físicas, não fumar, controle de pressão arterial e níveis de colesterol e triglicérides.

"A população deve ter consciência de que seus hábitos são escolhas, e essas escolhas podem prolongar ou não a vida", finaliza o médico. 

Tags

Autor