PISO SALARIAL ENFERMAGEM: presidente do COFEN reforça importância da atuação política na luta para o piso da enfermagem
Mandatária da entidade destacou a importância do Conselho Federal de Enfermagem na luta pela implementação do piso da categoria
O piso salarial enfermagem segue a sua saga para ser implementado para a toda a categoria em território nacional.
Apesar de aprovado desde o dia 4 de setembro, a medida está suspensa por causa de uma decisão proferida por Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Mesmo com o fim do período da suspensão estabelecido pelo ministro, o piso ainda não foi aplicado devido à falta de indicativos de como a medida seria sustentável.
Nesse cenário, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) se mostrou de suma importância pela luta do piso salarial enfermagem para a categoria no Brasil.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PRESIDENTE DO COFEN FAZ FORTE DECLARAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ÓRGÃO
Na última quarta-feira (21), a presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos, concedeu uma entrevista ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.
Dentre os diversos assuntos abordados na conversa com o Coren-SP, a mandatária do órgão emitiu uma enfática fala sobre a importância do órgão pela batalha do piso salarial enfermagem no Brasil.
De acordo com Betânia Santos, a luta está sendo difícil, mas a presidente do órgão garantiu que o trabalho vai continuar até a medida ser aplicada no País:
“O trabalho em prol do nosso Piso Salarial Nacional tem sido exercido arduamente por todas as lideranças dos Conselhos de Enfermagem, mas diante de todos os impasses que ainda enfrentamos, não chegou ao fim”.
“Seguiremos trabalhando com a dedicação necessária para solucionarmos a suspensão da Lei 14.434 e para garantirmos o reconhecimento tão merecido da Enfermagem, a maior força da saúde do nosso país”.
Além disso, Betânia Santos também destacou a importância da categoria se empoderar politicamente para as futuras demandas da enfermagem, entendendo como tudo aconteceu com o piso salarial enfermagem:
“É preciso que a Enfermagem brasileira compreenda que a política permeia todas as relações e esferas da nossa sociedade. Na saúde não é diferente, já que os investimentos públicos que garantem a existência do SUS são fruto de orçamentos que são baseados em decisões políticas”.
“Quando falamos de direitos a serem adquiridos por uma determinada categoria profissional, como é o caso da Enfermagem, o processo é o mesmo”.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITURAS VÃO COMEÇAR A PAGAR OS NOVOS VALORES PARA A CATEGORIA EM 2023
Apesar de estar suspenso nacionalmente, o piso salarial enfermagem vai ser implementado em diversas cidades espalhadas pelo País em 2023.
Alguns exemplos são as cidades de Alto Taquari, no Mato Grosso do Sul; Fortaleza, capital do Ceará; e São Miguel do Iguaçu, no Paraná.
A cidade paranaense, inclusive, já está pagando os valores atualizados para a enfermagem, de acordo com o novo piso, dando assim, segundo o prefeito, Boaventura Manoel, a devida valorização para a categoria:
“Isso também é uma forma de incentivar todos a se dedicarem cada vez mais e cuidarem bem da nossa população”, comentou.
CONHEÇA MAIS CIDADES QUE VÃO PAGAR O NOVO PISO SALARIAL ENFERMAGEM EM 2023 NO VÍDEO ABAIXO: