gravidez sintomas

SINTOMAS DE GRAVIDEZ: veja qual o TESTE DE GRAVIDEZ mais confiável

Existem várias opções de teste de gravidez no mercado e outras ofertadas pelo sistema único de saúde (SUS). Saiba qual é o mais confiável

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 05/01/2023 às 20:56
X

A gravidez pode ser um processo de grandes mudanças e descobertas para muitas mulheres e parceiros que irão acompanhar o crescimento do bebê na barriga da mãe.

Contudo, seja a gravidez planejada ou não, a recomendação dos especialistas é para que o teste de gravidez sempre seja feito. 

A importância de se fazer um teste de gravidez está diretamente relacionada a saúde do bebê, visto que os primeiros meses da formação do feto no útero da mãe são bastante delicados. 

OS SINTOMAS DA GRAVIDEZ

Durante toda a gestação, o corpo da mulher irá passar por mudanças para se adaptar ao desenvolvimento do feto.

Na maioria dos casos, essas mudanças irão desencadear sintomas que podem indicar uma possível gravidez. São eles:

  • Atraso menstrual
  • Aumento do volume dos seios
  • Hipersensibilidade dos mamilos
  • Aumento do volume abdominal
  • Aumento do sono
  • Aumento da fome
  • Náuseas e vômitos
  • Tonturas
  • Cansaço

É importante frisar que esses sintomas não indicam necessariamente uma gravidez, por isso, a recomendação para que o teste de gravidez seja feito. 

LISTA COM OS TESTES DE GRAVIDEZ MAIS CONFIAVEIS

A melhor forma de saber se você está gravida é justamente fazendo um teste de gravidez.

Veja quais são os testes de gravidez mais confiáveis ofertados pelo mercado e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Teste rápido pelo SUS

O Ministério da Saúde, por intermédio da Estratégia Rede Cegonha, em busca de ampliar a captação precoce das gestantes, inclui o Teste Rápido de Gravidez nos exames de rotina do pré-natal.

O teste pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e acelera o processo necessário para a confirmação da gravidez e o início do pré-natal.

Beta hCG sanguíneo

Esse exame é oferecido por laboratórios de análises clínicas e consiste na coleta de sangue para medir os níveis de BhCG presentes no corpo.

A recomendação é que o exame seja feito após um dia de atraso da menstruação. Dessa forma, há garantia de que não haverá a ocorrência de um resultado falso-negativo.

Teste de gravidez de farmácia

Esse é um dos testes mais conhecidos e consiste em uma fita adesiva reativa que detecta a presença do hormônio Beta hCH na urina

A recomendação é que o teste seja feito após um ou dois dias de atraso da menstruação, já que os níveis de Beta hCH são menores na urina em comparação com a quantidade presente no sangue.

Caso o resultado do teste seja negativo e tenha sido feito da maneira recomendada, você pode realizá-lo novamente após uma semana. 

Para saber qual o resultado do teste de gravidez de farmácia, basta olhar os traços:

Positivo: dois traços (=) ou o símbolo “+”
Negativo: um traço (-) ou o símbolo “-“

COMO CALCULAR A SEMANA DA GRAVIDEZ?

Para calcular a idade gestacional, é preciso saber quando foi a última menstruação da mulher. A partir disso, basta contar as semanas até a data atual. A cada sete dias da última menstruação, conta-se uma semana.

Vale lembrar que esse cálculo não é preciso e que pode ser atualizado pelo médico, que irá verificar e identificar em que fase do desenvolvimento o bebê está após a realização de um ultrassom.

Matilda Wormwood/Pexels
O atraso da menstruação é um os primeiros sintomas da gravidez - Matilda Wormwood/Pexels

TABELA DAS SEMANAS DE GRAVIDEZ EM MESES

MÊS  SEMANA
PRIMEIRO MÊS QUATRO SEMANAS E MEIA
SEGUNDO MÊS NOVE SEMANAS
TERCEIRO MÊS 13 SEMANAS E MEIA
QUARTO MÊS 18 SEMANAS
QUINTO MÊS 22 SEMANAS E MEIA
SEXTO MÊS 27 SEMANAS 
SÉTIMO MÊS 31 SEMANAS 
OITAVO MÊS 36 SEMANAS
NONO MÊS 40 SEMANAS 

GRAVIDEZ SEMANA A SEMANA

Veja quais são os principais acontecimentos da gravidez a partir da quarta semana.

Quarta semana: Com 4 semanas, o bebê é do tamanho de um grão de arroz, seu coração começa a bater e aparecem pequenos brotos que evoluirão para braços e pernas.

Oitava semana: ao final de 8 semanas, as mãos, os dedos, as orelhas e os órgãos internos já estão se formando. Ele é do tamanho de uma ervilha e pesa mais ou menos 7 gramas

9ª a 12ª semana: O rosto do bebê já está quase todo formado e os olhos já têm as pálpebras. Inicia-se o funcionamento do cérebro, o bebê já se movimenta e mexe os braços e pernas. Já se formou o cordão umbilical, que o liga à placenta.

14ª semana: iniciam-se os movimentos respiratórios e das mãozinhas

15ª e 16ª semana: a pele começa a engrossar. O bebê já tem cílios e sobrancelhas e seus movimentos podem começar a ser percebidos. O coração bate muito mais rápido do que o da mãe.

17ª a 18ª semana: ele pode medir de 17 a 20 cm e pesar de 200 a 250g. Também já consegue engolir e piscar.

20ª e 24ª semana: ele mede em torno de 26 cm, e seu peso médio é de 500g. Os movimentos ficam mais intensos e perceptíveis. Há momentos em que ele pode estar dormindo ou acordado. Todo o seu organismo está funcionando. Ele se alimenta graças à placenta, por meio do cordão umbilical.

27ª a 30ª semana: O bebê já pode pesar 1kg e medir cerca de 32 cm. Já pode perceber a luz, abrir e fechar os olhos, escutar e identificar sons, como vozes e músicas.

Marcello_Casal; Elza Fiúza/Agência Brasil
Brasília - Lorrane Paiva partcipa com seu bebê do mamaço” em plena estação de metrô de Samambaia, como forma de superação ao que ainda resta de preconceito contra um gesto natural. O ato também servirá de abertura para a campanha Incentive a Vida.( Elza Fiuza/Agência Brasil) - Marcello_Casal; Elza Fiúza/Agência Brasil

SINAIS DE ALERTA DURANTE A GRAVIDEZ

Durante a gravidez, algumas situações irão demandar atenção pois podem indicar que algo não está bem, tanto para a mãe quanto para o bebê. Esses sinais são:

  • Pressão alta
  • Sangramento ou perda de líquidos pela vagina
  • Corrimento vaginal escuro
  • Dores de cabeça
  • Ardência ao urinar
  • Contrações fortes, dolorosas e frequentes
  • Inchaços nos pés, pernas e no rosto, principalmente ao acordar
  • Visão embaralhada
  • Ausência de movimentação do bebê por mais de 12 horas.
  • Ao observar qualquer um destes sinais, procurar ajuda médica é fundamental para que esses problemas possam vir a ser contornados.

Ao observar esses sinais, procurar um médico é fundamental para que os problemas sejam contornados, evitando que a gravidez assuma um quadro de risco para saúde da mãe e do bebê. 

VEJA TAMBÉM -> PRESSÃO ALTA NA GRAVIDEZ: ENTENDA o que pode CAUSAR a condição, TRATAMENTO e PREVENÇÃO

O QUE TODA GESTANTE DEVE SABER ANTES DO PARTO? VEJA NO VÍDEO:

Tags

Autor