PISO SALARIAL ENFERMAGEM: deputada faz declaração esclarecedora sobre avanços para APLICAÇÃO do piso
Parlamentar Carmen Zanotto possui papel decisivo em relação à luta do piso salarial da enfermagem
O piso salarial enfermagem é uma demanda ansiada pela categoria, que luta por remunerações melhores no Brasil.
A lei que estabelece o piso foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mais especificamente pelo ministro Luís Roberto Barroso, devido à falta de fontes de custeio para viabilizar a medida.
Por conta disso, existem movimentações importantes para que o piso a seja destravado e, dessa forma, comece a valer para a enfermagem no Brasil.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: DEPUTADA FEDERAL CARMEN ZANOTTO COMENTA AVANÇOS EM RELAÇÃO À MEDIDA
Na última terça-feira (10), a ministra da Saúde teve reunião com o Presidente da República para debater a situação do piso salarial enfermagem no Brasil.
Segundo postagem nas redes sociais, a ministra Nísia Trindade fez um resumo da conversa com Lula:
“Reafirmamos também o compromisso com o Piso Salarial da Enfermagem, pois são premissas do nosso trabalho a garantia da sustentabilidade do SUS e do trabalho digno em saúde”, pontuou.
A Deputada Federal Carmen Zanotto, uma das defensoras do reajuste, celebrou os avanços, vislumbrando a implementação em breve do piso salarial enfermagem:
“A ministra Nísia Trindade anunciou que o piso da enfermagem será uma das prioridades. O Ministério iniciou estudos e em 15 dias apresenta proposta de pagamento”.
“Sigo acompanhando, a luta para aprovar a lei foi árdua, não vou desistir enquanto o piso não estiver no contracheque”.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: ESTUDO REVELA O MONTANTE NECESSÁRIO PARA APLICAR A MEDIDA NO PAÍS
A Associação Brasileira dos Secretários de Fazenda trouxe informações através de um estudo que expôs o custo total para aplicação do piso salarial enfermagem.
De acordo com os dados divulgados, o valor total para tornar a medida sustentável fica em cerca de R$ 13 bilhões a R$ 26 bilhões.
O piso salarial enfermagem é denominado como uma "bomba fiscal", pois estados como o Acre e Bahia não teriam viabilidade financeira para pagar o montante.
MUNICÍPIOS JÁ VÃO COMEÇAR 2023 PAGANDO O PISO SALARIAL ENFERMAGEM PARA A CATEGORIA. VEJA MAIS NO VÍDEO ABAIXO: