DIETA PARA QUEM TEM DIABETES: veja 10 COMIDAS para baixar glicose e saiba O QUE DIABÉTICOS PODEM COMER
Entenda qual a melhor dieta para diabetes com 10 alimentos que ajudam a baixar glicose
A diabetes é uma síndrome metabólica que resulta na elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), pela escassez de insulina, e normalmente está associada aos hábitos alimentares dos pacientes.
De acordo com a tutora de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) Lígia Pereira, existem alguns alimentos chaves que são aliados na dieta de pessoas diabéticas.
"Os alimentos ricos em fibra e com uma boa quantidade de proteínas podem auxiliar no controle da absorção de glicose pelo organismo e mantêm a saciedade por mais tempo, o que beneficia bastante o paciente com diabetes", afirmou a tutora.
O QUE É BOM PARA DIABETES?
Alguns alimentos gerais que ajudam na dieta de pessoas com diabetes contém:
- Farinha integral;
- Aveia;
- Abacate;
- Peixes de águas frias e profundas;
- Carnes vermelhas (cortes magros);
- Iogurtes light;
- Leguminosas;
- Amêndoas;
- Batata yacon;
- Farinhas funcionais;
- Chia;
- Linhaça.
Veja alguns benefícios mais detalhadamente abaixo:
O QUE DIABÉTICO PODE COMER?
Abacate:
O abacate é uma opção de alimento rico em gorduras monoinsaturadas, favorável para quem tem diabetes por ajudar o organismo na resistência à insulina.
Aveia
As fibras solúveis, como a aveia, evitam os picos de glicose por diminuir a velocidade com que o organismo absorve essa fonte de energia.
Carne Vermelha Magra
Os cortes de carne vermelha magros, alcatra, patinho e lagarto, possuem micronutrientes como a Vitamina B12 e o Ferro, que ajudam na dieta dos diabéticos.
Peixes de Águas Geladas e Profundas
Por serem ricos em Ômega 3, capaz de prevenir a Diabetes Tipo 2, o consumo desses peixes se torna essencial na diminuição da concentração de glicose.
Iogurte Light
Além de ser uma fonte de cálcio, o iogurte light ajuda a evitar sobrepeso, obesidade e doenças cardiovasculares, prevenindo o desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Amêndoas
Por ter propriedades que incluem o magnésio, ingerir até quatro unidades de amêndoas por dia se torna uma ótima alternativa para evitar glicose elevada.
O magnésio é excretado pela urina, juntamente com a glicose, o que reduz o risco de Diabetes Tipo 2.
Leguminosas
Exemplos de leguminosas que podem ser incluídas na alimentação para diabetes são feijão, grão de bico, ervilha e lentilha, como verdadeiras fontes de proteínas que diminuem a velocidade de absorção da glicose.
Sete SINAIS que o corpo dá quando você TEM DIABETES:
REFERÊNCIAS:
O Guia dos Alimentos para Diabéticos - Agência de Notícias das Hepatites
Entrevista com a tutora de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) Lígia Pereira