GLÓRIA MARIA MORREU DE QUE DOENÇA? Saiba o que é câncer de pulmão com metástase cerebral
Glória Maria morreu por complicações de um câncer de pulmão com metástase no cérebro
A jornalista Glória Maria morreu na manhã desta quinta-feira (2), aos 73 anos.
Com mais de 50 anos de carreira, Glória Maria fez história no jornalismo brasileiro, tornando-se referência.
Ela morreu devido a complicações de um câncer de pulmão com metástase no cérebro.
Veja a seguir mais informações sobre a doença de Glória Maria e o que é câncer de pulmão com metástase cerebral.
DOENÇA DE GLÓRIA MARIA
Glória Maria foi diagnosticada com câncer no pulmão em 2019. Trata-se do quarto câncer mais comum em mulheres no Brasil (sem contar com o câncer de pele não melanoma).
De acordo com a Rede Globo, a doença foi tratada com sucesso com imunoterapia. A metástase no cérebro foi tratada cirurgicamente, inicialmente com êxito.
No ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento, com o objetivo de combater novas metástases cerebrais.
A apresentadora estava afastada da Globo desde dezembro de 2022. No entanto, o tratamento deixou de fazer efeito nos últimos dias e ela faleceu.
CÂNCER DE PULMÃO
Os sintomas de câncer de pulmão geralmente só aparecem quando a doença está em um estágio mais avançado, mas alguns pacientes já os apresentam no início.
Veja os principais sintomas do câncer de pulmão:
- Tosse persistente
- Escarro com sangue
- Dor no peito
- Rouquidão
- Piora da falta de ar
- Perda de peso e de apetite
- Pneumonia recorrente ou bronquite
- Sentir-se cansado ou fraco
- Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns
O QUE É METÁSTASE CEREBRAL?
A metástase é a capacidade das células cancerígenas de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes. A disseminação da célula cancerígena ocorre pela corrente sanguínea ou linfática.
Pelo sangue ou pela linfa, a célula cancerígena sai do local de origem - no caso de Glória Maria, do pulmão - e vai para outros órgãos - no caso da apresentadora, o cérebro.
“A metástase cerebral é formada quando há algum tumor no organismo que despende fragmentos microscópicos que chegam ao cérebro por meio da corrente sanguínea, elas são bastante comuns entre os tumores cerebrais e podem se derivar de tumores em qualquer parte do corpo”, explica o neurocirurgião Dr. Bruno Burjaili.
Glória Maria descobriu a metástase no cérebro após um desmaio, que de acordo com o médico, pode ter sido causado por um aumento da pressão intracraniana, "que pode ser responsável por reduzir ou cortar momentaneamente a perfusão de sangue no cérebro, causando síncopes (desmaios)", segundo o médico.
MORRE GLÓRIA MARIA: Relembre a trajetória da JORNALISTA
GLÓRIA MARIA ERA FUMANTE?
A principal causa de câncer de pulmão é o tabagismo (hábito de fumar).
Outros fatores de risco são exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, fatores genéticos, história familiar de câncer de pulmão, entre outros.
Devido a isso, diversos internautas questionam se Glória Maria fumava. No entanto, não se sabe se a jornalista era fumante ou não.
Durante uma reportagem na Jamaica, a apresentadora chegou a fumar maconha; apesar disso, não há relatos de que ela tinha o hábito de fumar.
RELEMBRE REPORTAGEM ICÔNICA de GLÓRIA MARIA FUMANDO MACONHA
REFERÊNCIAS
Inca: Câncer de pulmão - https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/pulmao. Acesso em 02/02/2023
Neurocirurgião Dr. Bruno Burjaili