METÁSTASE NO CÉREBRO

O QUE É METÁSTASE NO CÉREBRO? Entenda o desenvolvimento do câncer e saiba se a metástase tem cura

Saiba o que é metástase no cérebro e descubra se metástase tem cura

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 03/02/2023 às 12:55 | Atualizado em 03/02/2023 às 12:56
Notícia
X

A metástase é a consequência do crescimento celular anormal que caracteriza um turmor malígno, o qual tem uma replicação desorganizada e com risco de atingir tecidos e órgãos vizinhos.

Quando é identificada a presença de metástase no corpo do indivíduo, significa que o câncer está avançando para além do local de origem.

Isto é, a célula maligna sai do local onde foi originada e vai para outro órgão através sangue ou da linfa.

Segundo o médico oncologista Gélcio Mendes, em entrevista ao Ministério da Saúde, isso acontece porque os tumores malignos têm a capacidade de invadir os redores dos tecidos onde surgem.

“Algumas dessas células podem entrar na circulação sanguínea ou linfática e até mesmo se lançarem em cavidades, como, por exemplo, a cavidade peritoneal ou cavidade pleural”, explicou o oncologista.

“Quando isso acontece, surgem novos tumores, onde essas células se alojam. Surgem, assim, as metástases pulmonares, no fígado, nos ossos, no cérebro.”, acrescentou.

QUAIS OS ORGÃOS MAIS ATINGIDOS PELA METÁSTASE?

Os órgãos que normalmente são mais comprometidos dependem da localização, das características e do tipo de câncer.

No caso do câncer de pulmão, os órgãos mais atingidos são os gânglios linfáticos, a glândula suprarrenal, o fígado, os ossos, o próprio pulmão e o cérebro.

Já o câncer de estômago e de intestino comprometem os gânglios linfáticos, o fígado e o peritônio, locais onde a metástase tem mais probabilidade de surgir.

Os cânceres de próstata e de mama atingem os gânglios linfáticos e os ossos, mas o tumor na mama também pode avançar para o fígado e o pulmão.

METÁSTASE TEM CURA?

Em caso avançado do câncer onde há metástase, não é comum que seja aplicado um tratamento curativo, mas são utilizadas outras metodologias de longa evolução e manutenção da qualidade de vida do paciente.

Entre as possibilidades estão a utilização de quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e drogas alvo, capazes de transformar o câncer metastático em uma doença crônica.

O tratamento em si varia de acordo com a característica do tumor primário, focando no local de origem do câncer, mesmo a metástase podendo estar em vários outros órgãos.

Em alguns casos de metástase, também é realizada a cirurgia para ressecção confinada a uma única localização.

A radioterapia também é uma opção para o controle dos sintomas, como a dor óssea e sangramentos, e para o tratamento radical do câncer, como o da metástase no cérebro.

O QUE É METÁSTASE CEREBRAL? ENTENDA o DIAGNÓSTICO de GLÓRIA MARIA

REFERÊNCIA:

Metástase: entenda por que um câncer se espalha - Ministério da Saúde. Acesso em 03/02/2023 https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/metastase-entenda-por-que-um-cancer-se-espalha

Tags

Autor