CHÁ DE ALCACHOFRA: para que serve? Veja quais são os CUIDADOS a serem tomados durante a compra e preparo da bebida
O chá de alcachofra, feito das folhas secas ou in natura (quando ainda estão verdes) da planta, é conhecido por possuir propriedades capazes de auxiliar no tratamento de doenças e reduzir desconfortos gástricos.
O preparo e consumo de bebidas medicinais, como o chá de alcachofra, é uma prática bastante comum da nossa cultura.
O chá de alcachofra, feito das folhas secas ou in natura (quando ainda estão verdes) da planta, é conhecido por possuir propriedades capazes de auxiliar no tratamento de doenças e reduzir desconfortos gástricos.
Contudo, é importante estar atento a certos detalhes que podem acabar não produzindo os efeitos desejados por quem toma a bebida.
PARA QUE SERVE O CHÁ DE ALCACHOFRA
O chá de alcachofra é uma bebida feita das folhas da planta e é utilizado para o alívio de sintomas dispépticos - as dores abdominais causadas por problemas gastrointestinais, como os gases.
Embora não seja uma planta nativa, a alcachofra pode ser encontrada com grande facilidade em farmácias e lojas de produtos naturais de várias regiões do país.
Apesar disso, alguns cuidados devem ser tomados antes de adquirir as ervas para fazer o chá de alcachofra, como observar a qualidade e procedência do produto.
“É sempre bom comprar em farmácias ou em lojas de produtos naturais que tenham um nutricionista ou farmacêutico para poder esclarecer as dúvidas e encontrar uma boa marca”, alerta Leandro Medeiros, professor e coordenador do curso de Farmácia na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e mestre em inovação terapêutica.
"Essas marcas vão variar em termos de qualidade. Algumas vão ter mais preocupação em colocar somente a folha [da alcachofra], outras vão colocar a planta inteira ou plantas para misturar e tentar baratear um pouco", pontua.
COMO PREPARAR O CHÁ DE ALCACHOFRA
O chá de alcachofra, diferente de outras bebidas quentes, não deve ser preparado pelo método de efusão, quando as ervas são fervidas junto à água.
Uma vez que a água estiver quente, ela deverá ser jogada no recipiente onde encontram-se as folhas da alcachofra, e deverá ficar de molho por 10 minutos até que os nutrientes essenciais sejam diluídos e o chá possa ser devidamente coado.
DOSAGEM DO CHÁ DE ALCACHOFRA
Um outro detalhe importante a ser levado em conta durante o preparo do chá de alcachofra é a dosagem das ervas, que variam a depender do estado em que se encontram (secas ou verdes).
Quando secas, a dosagem de 1,5 gramas será equivalente a uma colher de chá para 150 ml de água.
Já quando estão verdes, a dosagem correspondente a 1,5g será correspondente a uma colher de sopa para 150 ml de água.
CONTRAINDICAÇÕES DO CHÁ DE ALCACHOFRA
Leandro também cita quais são os cuidados e contraindicações a serem observados por quem deseja tomar o chá de alcachofra.
- O consumo do chá de alcachofra só deve ser feito por pessoas acima dos 12 anos de idade.
- Mulheres lactantes e gestante não devem fazer o consumo do chá de alcachofra
- Pessoas com pedra na vesícula também não devem fazer a ingestão da bebida
- Pacientes que fazem o uso de anticoagulantes podem apresentar sangramentos devidas às propriedades anticoagulantes da planta.
- Hipertensos devem tomar cuidado ao fazerem o consumo do chá de camomila pois ela causa a queda da pressão arterial.
- O chá de alcachofra pode provocar reações alérgicas em pessoas intolerantes às propriedades da planta.
- O chá de alcachofra não deve ser tomado mais do que 4 vezes ao dia.