DENTE SISO: Key Alves, do BBB 23, reclama de dor no dente do siso; veja 5 perguntas e respostas sobre a extração
Key Alves reclamou de dor no dente do siso; saiba quando é necessário extrair e como funciona o pós-operatório
A jogadora de vôlei Key Alves, 23 anos, participante do BBB 23, reclamou de dor no dente do siso e pediu remédios à produção do programa.
"Não sei nem se precisa passar no médico ou algo assim, porque o meu dente do siso está doendo muito", desabafou.
O dente do siso (terceiro molar) é o último a nascer, o que costuma ocorrer entre os 17 e 21 anos, de acordo com o dentista Paulo Zahr, CEO e fundador da OdontoCompany.
A maioria das pessoas têm quatro sisos. Apesar disto, há casos de pacientes que não têm nenhum, ou, ainda, que têm apenas um, dois ou três.
Quando o dente siso está nascendo, pode causar uma série de desconfortos, como dores, inchaço, infecção da gengiva, dificuldade de higienização (consequentemente, cáries), além do desalinhamento dos demais dentes.
Veja a seguir 5 perguntas e respostas sobre a extração dos dentes do siso:
1. É obrigatório extrair o dente do siso?
Apesar de recomendada, a extração nem sempre é necessária. O motivo é que algumas pessoas apresentam arcadas dentárias que possibilitam o nascimento dos dentes do siso sem prejudicar o alinhamento dos dentes.
A visita ao dentista é fundamental para identificar se os sisos poderão despontar de forma segura, através da realização de exame de raio-x.
2. Como ocorre a extração do dente siso?
A extração do dente do siso é feita através de uma cirurgia de pequeno porte, com a aplicação de anestesia local.
Na maioria dos casos, trata-se de um procedimento simples e seguro. No entanto, a depender da região onde o dente está (no interior do tecido ósseo, por exemplo), a cirurgia pode ser mais complexa.
3. É possível extrair todos os dentes do siso de uma só vez?
O mais recomendado é que todos os dentes do siso sejam removidos de uma vez só, para que o paciente não tenha que passar pelo pós-operatório mais de uma vez.
4. O que acontece se o dente do siso não for extraído?
Já que os sisos são os últimos dentes a nascer, eles irão empurrar os demais caso não haja espaço suficiente. Isso provocará o desalinhamento e comprometerá a estética do sorrido.
No entanto, cada caso é único e precisa ser avaliado individualmente por um dentista.
5. Como é o pós-operatório da extração do dente do siso? O que pode comer?
A orientação do dentista é que o paciente fique em repouso de três a quatro dias, com o intuito de aliviar sangramentos e inchaços.
Na hora de se alimentar, é recomendado optar por alimentos líquidos ou pastosos, além de gelados (sorvete, por exemplo), que são mais fáceis de ingerir e podem dar sensação de alívio e diminuição da dor.
É preciso evitar alimentos muito quentes e duros. Outra recomendação é não falar muito e dormir com o travesseiro inclinado.
Nas primeiras 48 horas, é necessário fazer compressas frias. Durante todo o pós-operatório, é preciso seguir a medicação e as orientações repassadas pelo dentista.
REFERÊNCIAS
Paulo Zahr - dentista CEO e fundador da OdontoCompany.