Piso Salarial Enfermagem

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: categoria decide por PARALISAÇÃO com indicativo de GREVE pelo PISO em GRANDE ESTADO

A falta de celeridade para implementação da medida no Brasil está causando grande descontentamento na categoria

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 09/02/2023 às 8:21
X

O piso salarial enfermagem permanece com um cenário repleto de indefinições acerca da aplicação da medida em todo o Brasil.

Embora já aprovado no poder legislativo, a lei permanece suspensa há mais de cinco meses devido a uma decisão judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)Luís Roberto Barroso.

A sentença foi emitida por conta de uma falta de clareza em relação às fontes de financiamento para que a medida seja implementada no País.

Por conta disso, a enfermagem em um importante estado do sudeste decidiu por paralisação com indícios de uma possível greve.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CATEGORIA VAI REALIZAR PARALISAÇÃO PELO NOVO PISO EM MINAS GERAIS

O Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (Seemg) anunciou que a categoria vai paralisar suas atividades na próxima terça-feira (14) por conta da situação com o piso salarial enfermagem.

A decisão pela ação vai integrar um movimento da enfermagem em todo o Brasil pela implementação do novo piso da categoria, tendo coordenação da Federação Nacional dos Enfermeiros.

A paralisação em Minas Gerais pelo piso salarial enfermagem foi decidido em reunião na última terça-feira (7), e, inclusive, com chances de se alongar até o dia 10 de março.

De acordo com Anderson Rodriguespresidente do órgão, em fala ao jornal O Tempo, destacou a importância da categoria para o segmento da saúde no Brasil:

Somos a base de sustentação do Sistema Único de Saúde (SUS), estamos em toda a rede hospitalar pública e privada, somos nós que estivemos e estamos na linha de frente de atendimento aos pacientes infectados pela Covid-19”, pontuou.

Além disso, o mandatário destacou que a implementação do piso salarial enfermagem é uma luta não apenas da categoria, mas sim de toda a população:

(Estamos) dia e noite trabalhando em hospitais, em meio à insalubridade da profissão, e ainda não temos um piso salarial respeitado e justo. Por isso essa luta, que é nossa, mas também da sociedade”, concluiu.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: ESTUDO RECÉM DIVULGADO REVELA O POSSÍVEL CUSTO PARA APLICAR O PISO NO PAÍS

A Associação Brasileira dos Secretários de Fazenda informou, nos últimos dias, que fez um estudo, que indicou o possível valor para que o piso salarial enfermagem seja aplicado no País.

Segundo dados do estudo, o valor total para fazer com que a medida entre em vigor seria de cerca de R$ 13 bilhões a R$ 26 bilhões.

Além disso, os dados também destacam que o piso salarial enfermagem seria uma espécie de "bomba fiscal" para alguns estados como Acre e Bahia, já que ambos não possuem recursos para aplicar a medida.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: ALGUNS MUNICÍPIOS VÃO PAGAR O NOVO PISO DA ENFERMAGEM EM 2023. SAIBA MAIS SOBRE A SITUAÇÃO NO VÍDEO ABAIXO:

Tags

Autor