VACINA COVID-19

VACINA COVID-19: imunização com vacinas bivalente inicia em Pernambuco; veja grupo que terá acesso

A distribuição das doses da primeira fase da vacina contra covid-19 já começaram a ser enviadas aos gestores municipais pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), nesta quinta-feira (23/02)

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 24/02/2023 às 8:52 | Atualizado em 24/02/2023 às 8:53
Notícia
X

A imunização com vacinas bivalente Pfizer contra a Covid-19 inicia em Pernambuco, na próxima segunda-feira (27/02), para os grupos prioritários.

A distribuição das doses da primeira fase já começaram a ser enviadas aos gestores municipais pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), nesta quinta-feira (23/02).

O estado recebeu 194.400 mil doses da vacina contra a Covid-19 para a Fase 1 da campanha de imunização da população pernambucana.

O Ministério da Saúde (MS) pretende encaminhar um total de 800.454 mil doses para a região.

ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM PE:

O estado de Pernambuco adotou a nova estratégia de intensificação da vacinação contra a Covid-19 que está sendo aplicada no Brasil.

Como a campanha de imunização vai ocorrer de forma escalonada, os grupos pertencentes à primeira fase que terão acesso aos imunizantes disponíveis no momento.

Confira as fases e os grupos prioritários da estratégia de imunização contra Covid-19 em Pernambuco:

  • Fase 1: pessoas 70 anos; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

  • Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;

  • Fase 3: Gestantes e puérperas;

  • Fase 4: Trabalhadores da saúde;

  • Fase 5: Pessoas com deficiência permanente;

  • Fase 6: População Privada de Liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas

Aproximadamente 774.446 pessoas pertencem a Fase 1 dos grupos prioritários e já podem receber a vacina bivalente no dia 27 de fevereiro, em Pernambuco.

VACINA BIVALENTE CONTRA COVID-19:

De acordo com a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, estudos apontaram que a proteção imunobiológica contra a covid-19 reduziu ao longo do tempo.

"Principalmente nas faixas etárias formadas por pessoas acima dos 60 anos de idade, em consequência, principalmente da circulação das variantes, entre elas, a ômicron", especificou.

"Na nova estratégia se apresenta como uma forma de ofertar nova proteção de grupos historicamente mais vulneráveis às doenças respiratórias, proporcionando a redução das formas mais graves da doença”, afirmou a superintendente.

A vacina bivalente possui uma formulação que protege contra a cepa original do SARS-COV-2 e da ômicron, além das variantes BA.4 e BA.5.

O imunizante é autorizado para ser utilizado no Brasil como dose de reforço.

Essa vacina contra Covid-19 pode ser aplicada com intervalo igual ou maior a 3 meses da conclusão do esquema anterior para os grupos prioritários.

Tags

Autor