NOVA ONDA COVID-19: é preciso tomar quantas DOSES DE REFORÇO? Vai voltar a usar MÁSCARA no BRASIL?
Veja as respostas para as principais dúvidas sobre a nova onda da covid-19, sobre a eficácia das vacinas, uso de máscaras e previsão da nova fase da doença no Brasil
A nova onda de covid-19, que já se instalou em diversos países da Europa e na China, está começando a se apresentar no Brasil, se tornando foco de análise das autoridades sanitárias.
A taxa de positividade dos testes está mais expressiva e a causa dessa nova onda de covid-19 são as mutações da variante ômicron, que resultou nas subvariantes BQ.1 e XBB.
Mesmo com a transmissão aparentemente mais fácil, os sintomas da nova onda de covid-19 são leves, similares aos de uma gripe ou resfriado.
NOVA ONDA COVID: Conheça os SINTOMAS da subvariante BQ.1
A VACINA AINDA É EFICAZ?
As vacinas ainda protegem contra as novas subvariantes da covid-19, mas o nível de eficácia não é o mesmo e o risco de reinfecção é maior.
No entanto, a imunização continua essencial por garantir proteção aos casos graves e hospitalizações para quem já tomou, pelo menos, duas doses ou a vacina de dose única.
QUANTAS DOSES DE REFORÇO DEVEM SER TOMADAS?
A recomendação sanitária para potencializar a proteção contra a nova onda de covid-19 é que todas as doses de reforço disponíveis sejam tomadas.
A quantidade oferecida varia em cada Estado, por isso é preciso pesquisar a situação dos postos de saúde e o calendário de vacinação da sua região.
Em São Paulo, por exemplo, os municípios possuem autonomia para a execução e criação de estratégias de combate à nova onda de covid-19.
O Estado segue as orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI) na campanha de vacinação contra a Covid-19 e distribui os imunizantes aos municípios em conformidade com o grupo etário vigente para aplicação e à medida que recebe as dosesSecretaria da Saúde de São Paulo
A quinta dose da vacina contra covid-19 está disponível apenas em algumas regiões do Brasil.
QUEM AINDA PRECISA USAR MÁSCARA?
Apesar da obrigatoriedade das máscaras ter sido totalmente revogada na maior parte dos municípios do País, talvez a proteção extra volte a ser necessária diante da nova onda de covid-19.
Isso foi reforçado pelo infectologista, professor e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alexandre Naime Barbosa, em entrevista ao Portal UOL.
NOVA ONDA COVID: "Pico deve vir em 15 dias"
Nessa perspectiva, a recomendação é de que o indivíduo faça uma avaliação individual de riscos e use a máscara quando tiver com algum sintoma da covid-19 ou possua contato com alguém dessa forma.
Porém, grupos de risco, como idosos acima de 75 anos, pacientes de transplante de órgão recente, portadores da doença de lúpus e imunossuprimidos, devem adotar cuidados maiores.
LEIA MAIS: NOVA ONDA COVID-19: uso de MÁSCARAS OBRIGATÓRIO voltou a valer em transportes no Brasil; saiba quais
A orientação é que se evite aglomerações, utilize as máscaras protetoras, se teste em caso de suspeita e tome todas as doses de reforço da vacina de covid-19 disponíveis para o seu grupo.
NOVA ONDA COVID: vai AUMENTAR a ocupação das UTIs?
Referências:
Nova onda de covid-19: especialistas esclarecem dúvidas sobre a doença - Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Acessado em 11/11/2022
Nova onda de covid: Volto a usar máscara? Precisa de 5ª dose? Tire dúvidas - Portal VivaBEm Uol. Acessado em 10/11/2022
O Estado segue as orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI) na campanha de vacinação contra a Covid-19 e distribui os imunizantes aos municípios em conformidade com o grupo etário vigente
Secretaria da Saúde de São Paulo