AVC SINTOMAS: Veja 5 sinais para identificar um Acidente Vascular Cerebral e saiba o que fazer
Descubra o que fazer em suspeita de AVC e os principais sintomas do acidente vascular cerebral
Popularmente conhecido como derrame, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Acidente Vascular Encefálico (AVE) é definido pela Associação Ação AVC como uma alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral.
A circulação de sangue é interrompida por um coágulo ou ruptura, impedindo a oxigenação adequada do cérebro, o que pode causar morte dos tecidos.
Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), de 2020, revelaram que o AVC é a segunda causa de morte no Brasil, e a primeira causa de incapacidade em adultos.
Além disso, cerca de 1/3 das vítimas não-fatais não conseguem retornar às atividades profissionais.
Estima-se que há um caso de AVC a cada 1,5 minutos no Brasil. A idade avançada, o sedentarismo e as altas taxas de colesterol são fatores que aumentam o risco.
TIPOS DE AVC
O Acidente Vascular Cerebral se divide em dois tipos principais:
- Acidente Vascular Isquêmico: Também chamado de infarto cerebral, é o tipo mais comum e corresponde a 80% dos casos. É o entupimento que ocorre nos vasos sanguíneos por trombose (placa que se forma na região dos vasos) ou embolia (originária de outra parte do corpo, se solta e entope os vasos).
- Acidente Vacular Hemorrágico: vaso se rompe no interior do cérebro (intracerebral) ou entre o cérebro e a aracnóide (membrana que o reveste, nutre e protege). Acontece em menor frequência, porém tem maiores índices de mortalidade e suas consequências costumam a ser mais graves.
SINTOMAS DE AVC
Veja os principais sintomas do AVC:
• Dor de cabeça forte e repentina;
• Fraqueza, dormência ou formigamento – sobretudo se afeta apenas um dos lados do corpo;
• Tontura e desequilíbrio súbitos;
• Perda súbita da fala, ou dificuldade para compreender o que se fala;
• Perda súbita de visão, ou dificuldade de enxergar com um ou ambos os olhos.
O QUE FAZER EM CASO DE AVC?
O AVC é uma emergência médica.
Em caso de suspeita, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente à uma unidade de saúde, para que sejam feitos o diagnóstico e o tratamento adequados. Quanto mais rápido o atendimento, menores são as chances de sequelas.
Caso seja um AVC isquêmico, serão oferecidos ao paciente medicamentos a fim de dissolver o coágulo, ou será realizada a retirada por meio de cateter.
Se for um caso de AVC hemorrágico, a neuromonitorização em UTI e avaliação neurológica serão necessárias. Pode haver ainda a necessidade de cirurgia.
Se o socorro for imediato, obedecendo a janela terapêutica de 3 a 6 horas, é provável que não haja sequelas e o paciente saia do hospital em ótimas condições após o tratamento.
Inovação e criatividade na reabilitação de pacientes que tiveram AVC:
REFERÊNCIAS
Associação Ação AVC - https://www.acaoavc.org.br/pacientes-e-familiares/o-avc/o-que-e-o-avc/o-que-e-o-avc-acidente-vascular-cerebral. Acesso em 28/02/2023.
Americas Serviços Médicos - https://www.americasmed.com.br/central-de-conteudo/informativos/voce-sabe-como-identificar-um-avc-e-o-que-fazer-nesse-caso. Acesso em 28/02/2023.
Ministério da Saúde - https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/avc. Acesso em 28/02/2023