PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CALENDÁRIO DE GREVE GERAL dos enfermeiros é divulgado em comunicado oficial
Confira programação divulgada de greve geral pelo piso salarial enfermagem
Uma greve geral da enfermagem foi definida para o dia 10 de março, caso o piso salarial enfermagem não seja aplicado no contracheque da categoria até essa data limite.
O anúncio da paralisação foi feito pelo Fórum Nacional da Enfermagem que reuniu todas as entidades que o compõe, nesta quarta-feira (1), para definir a programação da greve.
O Fórum é composto composto pelas seguintes entidades:
- Conselho Federal de Enfermagem (Cofen);
- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS);
- Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS);
- Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM);
- Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE);
- Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)
- Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN);
- Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEENF)
PISO SALARIAL ENFERMAGEM PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023
PROGRAMAÇÃO DA GREVE A FAVOR DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
6 de março
A partir do dia 6, o Fórum anunciou que as movimentações ligadas à greve geral dos enfermeiros, a favor do piso salarial da enfermagem, se iniciará com uma base em indicativos e encaminhamentos na Plenária Nacional com os Sindicatos, às 15hs.
7 de março:
Nesta data, a enfermagem deve se reunir no Salão Verde da Câmara dos Deputados, todos vestidos de branco, para realizar uma vigília em apoio ao piso salarial da enfermagem.
10 de março:
A paralisação de 10 de março deve resultar em atos em todos os estados para cobrar o piso da enfermagem, retomando a articulação da Frente Parlamentar Mista da Enfermagem.
Os sindicatos e suas assembleias devem definir o tipo de movimento e tempo de duração (12 ou 24 Horas) que se articulará junto a uma Campanha Nacional de doação de sangue.
O tema da campanha será "A enfermagem salva vidas, nosso sangue também!" e os profissionais poderão participar legalmente de acordo com a o inciso IV do artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O tópico prevê que 'o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada'.
Todo doador de sangue possui direitos à declaração de doação e, caso não possa doar, uma declaração de comparecimento, com dispensa de serviço no dia da doação para funcionários públicos.
15 de março:
Os ministros que compõem o grupo de interministerial, responsáveis pela medida provisória com fontes de financiamento para o piso salarial da enfermagem, comparecerão na Audiência Pública no Congresso Nacional realizada em 15 de março.
29 de março:
Será realizado um ato Público em Brasília, em 29 de março, pelo piso salarial enfermagem, mas o local e o horário ainda estão sendo definidos.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL