PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: enfermeiros farão GREVE em MARÇO? Confira data da paralisação

Enfermagem declara greve para cobrar implementação do piso salarial enfermagem; entenda prazos

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 01/03/2023 às 8:40 | Atualizado em 02/03/2023 às 10:32
Notícia
X

Devido ao atraso na implementação do piso salarial enfermagem da categoria, que também favorece técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras, uma greve foi decretada para o mês de março.

O Fórum Nacional da Enfermagem anunciou no fim de janeiro que, se até o dia 10 de março o piso salarial da enfermagem não estiver entrado em vigor, a categoria vai parar com suas funções.

Outro passo importante para a cobrança pelo direito do piso da enfermagem foi a mobilização nacional que aconteceu em 14 de fevereiro e reuniu agentes de saúde de todo o país em favor da causa.

OBJETIVO DA GREVE DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

De acordo com a coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, a greve vai servir como uma resposta ao governo federal sobre a importância de valorizar a categoria através do piso salarial da enfermagem.

Nós colocamos a resposta que o Ministério da Saúde e o Governo merecem [...] E se até o dia 10 de março, não tiver tudo resolvido para o piso salarial digno chegar no contracheque da enfermagem brasileira, a enfermagem vai parar
Líbia Bellusci

No entanto, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) revelou que ainda há esperanças para que o processo do piso salarial da enfermagem seja resolvido antes da data decretada para a greve.

"Eu tenho muita convicção [...] de que nós teremos essa solução à mão para que a gente não precise chegar no dia 10", refletiu a deputada.

"Tudo o que nós não queremos é que a gente precise chegar numa greve neste momento, porque nós defendemos o SUS, defendemos a enfermagem brasileira e nós queremos a solução", afirmou Jandira.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL


MEDIDA PROVISÓRIA PARA VIABILIZAR O PISO DA ENFERMAGEM:

Uma medida provisória se encontra em análise por um grupo interministerial, composto por membros dos principais Ministérios do Governo, para viabilizar o piso salarial da enfermagem.

O objetivo da MP é encontrar fontes de custeio para financiar o piso salarial da enfermagem entre 2023 e 2027, através de recursos do superávit financeiro de fundos públicos federais.

Segundo o autor da proposta, o deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT/CE), até o início de março a medida provisória favorável ao piso salarial enfermagem deve ser sancionada pelo presidente Lula.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023


Citação

Nós colocamos a resposta que o Ministério da Saúde e o Governo merecem [...] E se até o dia 10 de março, não tiver tudo resolvido para o piso salarial digno chegar no contracheque da enfermagem brasileira, a enfer

Líbia Bellusci

Tags

Autor