O uso de SUPLEMENTOS ALIMENTARES substitui uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?
Veja como utilizar os suplementos alimentares e quais são os seus efeitos colaterais
Cápsulas, injetáveis, soroterapias… as diversas opções de suplementação alimentar disponíveis hoje no mercado denunciam a preocupação das pessoas com uma alimentação nutritiva e balanceada.
Por causa da preocupação com as altas taxas de mortalidade do Covid19 e o pouco que se sabia sobre a doença, o uso de suplementos alimentares se tornou ainda mais comum no início da epidemia.
No final de 2020, mais de dois terços dos consumidores na América do Sul disseram que a suplementação foi essencial na resolução de seus problemas de saúde. E três quartos disseram que continuariam a utilizá-los.
O uso de suplementos alimentares substitui uma alimentação saudável?
Não, o uso de suplementos alimentares não substitui uma alimentação saudável. .De maneira geral, as cápsulas e os injetáveis não são tão eficazes em absorção quanto os nutrientes vindos “do prato”.
A não ser que a pessoa não possa ingerir determinado grupo alimentar, o ato de comer deve estar em primeiro plano na obtenção dos nutrientes, e o suplemento deve servir apenas para dar um “bônus”.
Alimentos que fazem bem devem ser sempre consumidos. Não devemos deixar de se alimentar deles com a intenção de “compensar” com suplementos posteriormente - o uso de suplementos alimentares pode até ajudar de vez em quando, mas a substituição não pode ser uma regra.
Isso é ainda mais importante para aqueles que veem nos suplementos uma desculpa para a má alimentação. Muitos pensam que podem “enganar” seus intestinos ao consumirem produtos de baixa qualidade nutricional e utilizar suplementos para substituir uma alimentação saudável.
Além do mais, estudos do Levantamento Nacional de Nutrição dos Estados Unidos mostram que os suplementos só têm o efeito desejado quando estão em uma dieta equilibrada. Não adianta tomar suplementação e se alimentar mal.
Veja também: 6 Alimentos que ajudam a baixar o colesterol!
O uso de suplementos tem efeitos colaterais?
O uso indiscriminado de suplementos nutricionais pode alterar o funcionamento metabólico e causar efeitos colaterais como queda de cabelo, taquicardia, etc.
Um efeito colateral comum é o aumento do apetite - e se for uma pessoa que utiliza suplementos para substituir alimentos saudáveis, ela pode acabar comendo mais besteiras por causa disso e aumentar suas taxas de glicose, gordura, colesterol, etc.
Por isso, ao utilizar suplementos, o ideal é que haja monitoramento de um médico ou nutricionista.
REFERÊNCIAS:
Universidade Federal de Campina Grande - https://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/26689/1/VAL%C3%89RIA%20DINIZ%20DE%20SOUZA%20-%20TCC%20BACHARELADO%20EM%20FARM%C3%81CIA%20CES%202022.pdf. Acesso em 14/03/2023.
Associação Beneficente Síria - https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/suplementos-alimentares-para-que-servem-e-quando-tomar/#:~:text=Suplementos%20podem%20substituir%20a%20alimenta%C3%A7%C3%A3o,eles%20n%C3%A3o%20substituem%20a%20alimenta%C3%A7%C3%A3o.. Acesso em 14/03/2023.