PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM vai ser liberado? Veja últimas notícias
Saiba quais são as últimas notícias sobre o piso salarial da enfermagem.
O Congresso Nacional decidiu solicitar a revogação da liminar que suspendeu o piso salarial da enfermagem, ordem determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, ainda em setembro do ano passado.
O pedido foi protocolado nesta última semana, na quarta-feira, 15/03.
Segundo informações já divulgadas pela Coluna de Saúde e Bem-estar, Barroso acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), que impossibilita o vigor da lei do piso da enfermagem.
No entanto, com esta nova decisão, o piso salarial da enfermagem vai ser liberado? Entenda nesta matéria.
LEI DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM VOLTA A VALER?
A suspensão da lei do piso salarial da enfermagem foi justificada pela falta de soluções orçamentárias sólidas o suficiente para ajudar tanto os Estados quanto os Municípios a pagar a remuneração adequada pela lei do piso.
Com isso, muitas propostas para bancar o orçamento da lei do piso salarial da enfermagem foram apresentadas à Câmara dos Deputados e ao Senado, uma destas é a Emenda Constitucional 127, que prevê o uso do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social entre 2023 e 2027.
A peça enviada pelo Congresso nesta quarta determina que a EC 127 possui estrutura jurídica completa para que o pagamento do piso salarial da enfermagem seja liberado.
Emenda Constitucional 127 foi aprovada no Congresso em 2022
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM FOI LIBERADO?
Segundo informações do presidente do Coren-PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco), deputado estadual e enfermeiro, Gilmar Júnior, a EC 127 é suficiente para a revogação da suspensão da lei do piso salarial da enfermagem.
“Caso o STF considere as informações do Congresso Nacional (Câmara Federal e Senado), e atenda ao pedido, a Lei do Piso da Enfermagem passará a valer imediatamente”, completou o presidente.