DIA DA SAÚDE BUCAL: MARIA ARRAES anuncia projeto de lei para levar cuidados de saúde bucal às escolas públicas
Pelo projeto de lei, medidas do Programa Saúde Bucal nas Escolas serão implementadas pelo Executivo Federal através dos Ministérios da Saúde e da Educação
Quase 90% dos brasileiros não realizam a higiene bucal de forma adequada e 34 milhões de pessoas no País acima de 18 anos já perderam 13 dentes ou mais. Esses dados chamam a atenção neste Dia Mundial da Saúde Bucal (20/3), data em que a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) protocola, na Câmara, o Projeto de Lei 697/2023, que prevê a criação do Programa Saúde Bucal nas Escolas.
A Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta o quanto a saúde bucal é um tema desafiador no Brasil, que requer atuação efetiva do poder público para a melhoria dos indicadores.
Sensibilizada com esse cenário, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) protocolou o projeto, cujo objetivo é garantir a distribuição trimestral de kits de saúde bucal para crianças e adolescentes que frequentam creches e instituições de ensino públicas em todo o Brasil.
QUANDO É NECESSÁRIO COMEÇAR A CUIDAR DA SAÚDE DA BOCA?
Associado à oferta de escova, creme e fio dental, o programa também contempla campanhas de conscientização e mutirões de capacitação, para que os estudantes aprendam a escovar os dentes de maneira correta.
"Cuidar da saúde bucal é essencial para promover a saúde integral da pessoa, além de autoestima e qualidade de vida", ressalta Maria Arraes.
"Esse é um direito das nossas crianças e adolescentes que precisamos assegurar, com ações preventivas e educativas, mas principalmente oferecendo os itens básicos para permitir a higienização, uma vez que muitas famílias não têm condições financeiras de adquirir esses produtos."
SAÚDE DOS DENTES
A deputada Maria Arraes ainda lembra o quanto o cuidado adequado com a dentição ajuda a prevenir doenças e, consequentemente, contribui para reduzir a necessidade de tratamentos de saúde futuros. Isso ajuda a reduzir os custos com as unidades de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o projeto de lei, as medidas do Programa Saúde Bucal nas Escolas serão implementadas pelo Executivo Federal através dos Ministérios da Saúde e da Educação.